Roma: «Não se nasce catequista. O nosso sim diário transforma-nos», D. António Moiteiro

Catequistas celebraram eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma

O Bispo de Aveiro, e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, disse hoje que a vocação do catequista exige “um sim diário, a exemplo de Maria”.

“Não nos esquecemos que o nosso ‘sim’ ao Senhor não foi dado uma vez. Tal como Maria disse ‘sim’ e não sabia o que lhe aconteceria nos anos de vida de jesus, também o nosso é um ‘sim’ que se vai dizendo em tantos e tantos momentos ao longo da vida”.

Na eucaristia a que presidiu, e que reuniu a delegação portuguesa ao III Congresso Internacional da Catequese que hoje tem início no Vaticano, D. António Moiteiro afirmou que “não se nasce catequista, vamos-mos tornando catequistas. O nosso ‘sim’ diário transforma-nos”.

“A nossa missão passa por ensinar acerca da história de salvação de Deus. Isto exige pôr em contacto aquele que acompanhamos com Jesus Cristo! Precisamos de estar disponíveis para escutar, discernir o que Deus pede, e fazer caminho”, afirmou.

Na festa da Natividade da Virgem Santa Maria o presidente da CEECDF fez memória “de todos os milhares de catequistas portugueses, os que estão entre nós e os que já se juntaram ao Senhor”, e desafiou os presentes a “redobrarem a esperança” pois “o Emanuel da encarnação, presente no evangelho de hoje, é o Emanuel do envio, do catequista e do cristão! Deus está connosco, não estamos sozinhos! A transformação não se opera apenas por nós, mas pelo Espírito Santo que trabalha no coração de cada um”, concluiu.

Sob o tema «O Catequista, testemunha da Vida Nova em Cristo» mais de um milhar de catequistas, de 81 países, dos 5 continentes, participam na iniciativa promovida pelo Dicastério para a Evangelização, órgão da Santa Sé com a responsabilidade da catequese.

Educris|08.09.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades