Roma: Catequistas destacam necessidade de formação para fazer face aos desafios atuais

III Congresso Internacional de Catequistas reúne, no Vaticano, mais de um milhar de catequistas de todo o mundo

«O Catequista, testemunho da Vida Nova em Cristo» é o tema do encontro internacional que reúne, de hoje ao próximo sábado catequistas de todo o mundo.

Presente no encontro Nazaré Dantas, coordenadora do Departamento de Formação Arquidiocesano de Adultos, de Braga, partilhou com o EDUCRIS as expetativas para esta iniciativa.

“Venho com muita vontade de perceber o modo como podemos incrementar ações de formação para catequistas e outros agentes. Em Braga temos uma boa experiência neste campo e temos vindo a promover formação com o itinerário de sensibilização, o Ser Catequista, e a formação fundamental”.

A novidade do «Acreditar»

Para a responsável o ‘segredo’ passa por “insistir nas propostas” e na diversificação das propostas formativas como o curso «Acreditar».

“Aparecem-nos muitas pessoas que querem ser catequistas, mas tem receio de não estar preparadas. O «Acreditar» dá azo a que as pessoas queiram mais. São 30 horas em que se vai às bases do catecismo da Igreja Católica, e da Sagrada Escritura, permitindo às pessoas uma síntese que as faz perceber que a formação é fundamental e que ser catequistas não pode ficar reduzido a uma hora semanal”.

Enfrentamos grandes desafios

Numa iniciativa que conta com a participação de 87 portugueses de 18 dioceses, Ricardo Starkey, do Algarve, espera “aprender mais sobre o que é ser catequista” para “poder ser testemunho na minha paróquia e da minha diocese”.

O também membro da equipa diocesana da Catequese considera fundamental “apostar na formação dos catequistas”, num tempo com “grandes desafios para a Igreja e para transmissão da fé”.

O catequista nunca tem a formação completa

A coordenadora da catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), irmã Arminda Faustino, destaca a “oportunidade de nos encontramos e aprofundarmos temas fundamentais da evangelização da Igreja”.

“Se olharmos para a temática rapidamente nos apercebemos da sua importância para os catequistas. Creio que este tempo vai permitir-nos conhecer melhor o que nos pede a Igreja, após estes três anos difíceis, à luz do Ministério do Catequista”, sustenta.

“Queremos muito que a catequese portuguesa esteja a par dos desafios atuais. O catequista nunca tem a formação completa, temos de ir vendo por onde nos chama o Espírito de modo a levar esta palavra, que é Jesus, a todos com os que nos cruzamos”, completa.

O III Congresso Internacional da Catequese realiza-se no Vaticano de 8 a 10 de setembro e é organizado pelo Dicastério para a Evangelização, órgão da Santa Sé com a responsabilidade sobre a catequese.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades