«A catequese tem de assumir um caráter de conversão permanente», Isabel Oliveira

Diretora do Secretariado da Educação Cristã foi a convidada do ciclo de conferências «Levanta-te: Juntos por um caminho novo»

Isabel Oliveira disse ontem, aos participantes do ciclo organizado pelo Centro de Cultura Católica do Porto, que a catequese “tem de assumir um caráter de conversão permanente no acompanhamento personalizado e na valorização dos itinerários penitenciais”.

Na conferência, subordinada ao tema «A Catequese em chave evangelizadora e catecumenal», a catequeta deu conta de uma mudança social que desafia a catequese a mudar de paradigma.

“A realidade que sustenta a catequese em chave evangelizadora é precisamente uma Igreja missionária, na consciência de que hoje já não é possível assegurar a diferença entre primeiro anúncio e catequese, porque muitos dos que se inscrevem na catequese não tiveram, de facto, um primeiro anúncio propiciador de uma experiência de fé”, sustentou.

Na quinta conferência do ciclo de conferências organizado pelo Centro de Cultura Católica (CCC) e pelo Diaconado Permanente da diocese, a responsável pela catequese diocesana considerou ser vital assumir “um caráter de progressividade na experiência formativa, acompanhando a biografia da pessoa e o seu crescimento de fé”.

“Assumir uma catequese em chave catecumenal não significa necessariamente adotar o Ritual da Iniciação Cristã na sua integralidade, como acontece no percurso da iniciação cristã dos não batizados, mas assumir o seu estilo, os seus princípios, o seu dinamismo, supondo uma verdadeira inculturação do processo catecumenal”.

No final da conferência, Isabel Oliveira deu conta do processo que decorre para criar um novo itinerário catequético nacional, e, a nível local, destacou alguns dos projetos que o Secretariado Diocesano de Catequese tem em curso.

O ciclo de conferências «Levanta-te: Juntos por um caminho novo» dá a conhecer as temáticas do Plano Diocesano de Pastoral 2021/2022 do Porto.

O ciclo de conferências recorre à plataforma digital Zoom. Os interessados devem inscrever-se pelo endereço de correio eletrónico [[email protected]] para receberem o acesso a sessão.

Próximas conferências

10 de maio – «Transmitir e receber a fé em família», Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar

7 de junho – «A “nova fantasia da caridade” na comunidade cristã», padre Manuel Fernando Silva

 

Educris|04.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades