Lisboa: Cardeal-patriarca assinala 90.º aniversário do Secretariado Diocesano da Catequese

D. Manuel Clemente agradece “disponibilidade dos catequistas” e lembra “possibilidades tecnológicas” que devem estar ao serviço “do essencial”

O cardeal-patriarca de Lisboa assinalou hoje o 90º aniversário do Secretariado Diocesano da Catequese (SDC) e destacou a “qualidade humana e cristã” dos catequistas, e agradeceu “com memória agradecida, quem levou por diante a iniciativa e a fez ainda mais indispensável para todos”.

“É com toda a estima que vos dirijo estas palavras, no 90.º aniversário da catequese diocesana organizada. Foi uma generosidade imensa que se desdobrou da cidade para o campo, das grandes para as mais pequenas paróquias e numa altura em que grande parte da população não sabia ler e os próprios suportes escritos eram poucos”, lê-se numa mensagem publicada no site do SDC).

Fazendo breve memória da organização da “catequese” no Patriarcado, D. Manuel Clemente evocou o “aparecimento dos primeiros catecismos” e destacou as possibilidades que hoje a tecnologia traz sublinhando que “o essencial e mais marcante continua idêntico”.

“Refiro-me à qualidade humana e cristã de quem ‘dá’ catequese, com disponibilidade, atenção e verdadeira estima por aqueles a quem se dirige. Assim aconteceu com o próprio Jesus, de quem os Evangelhos guardam certamente a palavra, mas integrada no todo da sua figura tão inolvidável e marcante”, considera.

Ao EDUCRIS o padre Tiago Neto, diretor do SCL, lembra os 90 anos são motivo “de profunda gratidão pelo vivido e pelas pessoas que deram a sua vida pela catequese na diocese”.

Questionado acerca “dos desafios para o futuro do setor”, o responsável aponta “a necessidade de um contínuo investimento na formação dos catequistas”, bem como “uma proposta de transições catequéticas adaptadas às novas gerações, com particular incidência nas novas linguagens da fé”.

“Lisboa é uma grande diocese onde existe sempre um desafio enorme de fazer convergir a diversidade para um sentido de comunhão e de trabalho conjunto”, desenvolve.

No contexto da preparação e vivência da próxima Jornada Mundial da Juventude, o contributo da Catequese do Patriarcado de Lisboa tem acontecido em torno do «Say yes, aprender a dizer sim, o projeto de catequese com adolescentes rumo à JMJ Lisboa 2023».

No presente ano, e não obstante a situação pandémica que se vive, o SCL já realizou 15 Assembleias Vicariais de Catequistas, e mantém ativos 18 percursos iniciais de formação de catequistas, «Ser Catequista», chegando a mais de 2500 catequistas.

 "Para além disto tudo iniciámos, recentemente, um percurso formativo para adultos com a duração de três anos”, completa.

A partir de hoje o site da catequese de Lisboa passa a estar integrado no site do Patriarcado de Lisboa (https://catequese.patriarcado-lisboa.pt).

Educris|02.02.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades