Igreja: Vídeo explica «vocação ao sacerdócio» e a vida de um seminarista (C\vídeo)

Iniciativa decorre até ao próximo dia 8 de novembro sob o tema «Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele»

O Seminário de Leiria-Fátima apresenta um vídeo sobre a vida dos seminaristas e a vocação sacerdotal e que pode “ser utilizado como ponto de partida para uma catequese”, explica, em comunicado a Diocese de Leiria-Fátima.

No novo recurso, com a duração de quinze minutos, o padre Eduardo Caseiro explica a vocação sacerdotal e a missão do padre.

“A vocação ao sacerdócio é uma das formas específicas de pôr em prática a missão de Jesus e os padres fazem isso ao anunciar o Evangelho, celebrar os sacramentos, na prática da caridade. Uma missão a tempo inteiro”, garante.

Na segunda parte do vídeo o seminarista Miguel Francisco, apresenta o caminho percorrido o até ao seminário.

“O Seminário é uma casa onde se aprende a seguir Jesus com vista a uma ordenação sacerdotal, a ser padre, por isso tem como missão formar homens capazes de amar e viver segundo a radicalidade do Evangelho”.

Natural da Paróquia do Souto da Carpalhosa, o jovem apresenta vários momentos da sua vida que considera terem sido “importantes no discernimento vocacional”.

“Hoje percebo que os movimentos da Igreja onde me inseri que me ajudaram a discernir. Desde a catequese, até ao ser catequista ou os escuteiros, tudo foi importante”, explica.

Para o jovem seminarista o projeto “SETE”, uma proposta de voluntariado do Santuário de Fátima que ajuda no acompanhamento e acolhimento de peregrinos.

A 7 de novembro, pelas 21h30, o Seminário organiza uma Vigília de Oração presidida pelo Cardeal D. António Marto, bispo diocesano.

A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios preparou um conjunto de recursos que podem ser usados, durante esta semana, como sugestões de catequeses e as aulas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Educris|04.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades