Covid-19: «Cuidar do outro em tempo de pandemia» (C\vídeo)

Centro de Reflexão Cristã apresentou virtualmente o ciclo de Conferências de Maio 2020

Alfredo Teixeira, antropólogo e professor na Universidade Católica, a psicóloga Helena Marujo e o padre Ne?lio Pita, provincial da Sociedade de São Vicente de Paulo (Congregação da Missão) foram os convidados para a primeira de duas das conferências de maio.

Sob o tema «O cuidado do outro em tempo de pandemia» Alfredo Teixeira lembrou o caracter “inédito” desta experiência da pandemia para as nossas gerações.

“A distância é, talvez, o lugar de maior densidade com que nos podemos confrontar hoje. Temo que a distância social não seja a expressão adequada para o que tivemos de viver: confundir distanciamento físico com distância social parece-me um pouco abusivo e talvez nos ponha num sentido perigoso”, afirma.

Para o antropólogo é fundamental olhar para “experiências do passado que construíram medos e formas de exclusão bastante agressivas”.

Este modo de dizer pode trazer ao consciente de que “o inimigo é o outro” e, sabemo-lo, o inimigo não é outro, mas o vírus”.

A primeira grande mudança “deu-se no espaço publico” e vimos aparecer “um mundo em casa com grande recurso as media sociais. A realidade passou a ser mediada pela imagem. Isso exige aprendizagem e produziu exclusões. Precisamos de não tornar o outro numa personagem e termos de devolver a essas imagens a força moral”, alertou.

Para o antropólogo é preciso um renovar do “olhar” para que não permaneça “na indiferença de um menu que nos é serviço à hora do jantar”.

Para a psicóloga Helena Marujo, com estudos na área da felicidade individual e colectiva é importante, perante a “tragédia descarnada que estamos a viver”, contar “todas as lágrimas” para que “as violências das imagens não nos retirem espaços de humanidade”.

Nos pós pandemia Helena Marujo pede uma “reflexão sobre o ‘como’ podemos alimentar modelos de maior fraternidade, que a ciência tem mostrado que é o que nos dá mais felicidade”, sustenta.

“Temos que procurar uma nova organização da economia para que seja possível um cuidado pelo outro”.

O padre Nélio Pita, recém-eleito provincial dos Vicentinos, o foco está “no contributo do religioso” neste tempo. Um religioso que contém “três fatores essenciais” que permitem resistir a uma pandemia.

“A experiência comunitária, com a ‘dimensão do corpo e a pertença a uma comunidade’, a

‘valorização da vida: a vida com sentido, mesmo apesar das dificuldades’ e a experiência de um Deus presente, que vive ao nosso lado” são essenciais para “sair desta crise”, sustentou.

Educris|01.06.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades