Fátima propõe «peregrinação do coração» em tempo de Covid19 (C\vídeo)

Iniciativa realiza-se de 4 a 13 de maio e surge na impossibilidade de celebrações físicas até ao final do mês

"Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza", disse, esta manhã, o padre Carlos Cabecinhas, num comunicado divulgado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

“Este é um momento doloroso: o Santuário existe para acolher os peregrinos e não o podermos fazer é motivo de grande tristeza; mas esta decisão é igualmente um ato de responsabilidade para com os peregrinos, defendendo a sua saúde e o seu bem-estar”.

Em articulação “com a Conferência Episcopal Portuguesa e as Autoridades de Saúde” reitor deixou uma mensagem aos habituais peregrinos do mês de maio.

“Neste maio, pedimos-vos que não venhais nos dias 12 e 13, mas que façais esta peregrinação pelo coração e que acompanheis a transmissão das celebrações através dos meios de comunicação social, da internet e das redes sociais”, exorta.

Peregrinação do Coração por etapas até 13 de maio

Em alternativa à peregrinação física o Santuário propõe, para os próximos dias uma “Peregrinação do Coração”, por etapas, com uma proposta concreta, todos os dias, disponível no site do santuário na internet e nas redes sociais.

“Não podemos contar com a vossa presença física, mas gostaríamos de poder contar convosco. Porque não se peregrina só com os pés, mas também com o coração, propomos-vos que façais connosco uma peregrinação pelo coração: uma peregrinação por etapas, do dia 4 ao dia 13; uma peregrinação em que o caminho não é físico, mas interior”, afirma o padre Carlos Cabecinhas.

O reitor desafia os peregrinos a acenderem, todos os dias, nas janelas de suas casas, uma vela, um dos símbolos mais icónicos daquele espaço Mariano.

“Que, em cada dia, cada um faça um momento de reflexão e oração, de acordo com as propostas que disponibilizaremos; e que, em cada noite, acenda à janela uma vela, até à procissão de velas do dia 12. Faremos, assim, uma bela procissão de velas, difundida por todos os lugares onde viveis e vos encontrais”.

A mensagem termina com um apelo: “Rezemos à Senhora do Coração Imaculado – Nossa Senhora do Rosário de Fátima – pedindo também a intercessão dos Santos Pastorinhos, para que possamos voltar a reunir-nos, em breve, para celebrarmos com alegria a nossa fé e para rezarmos juntos, neste Santuário, por nós e pela humanidade inteira”.

Pela primeira vez na sua história o Santuário de Fátima vai celebrar os dias 12 e 13 de maio sem peregrinos nos seus espaços, na sequência das decisões sanitárias impostas pelas autoridades por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

Educris|04.05.2020



Recursos:
Peregrinação do Coração:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades