Covid-19: Jesuítas querem ser «ponto de abastecimento»

Portal «Ponto Sj» vai oferecer proposta para a vivência deste tempo de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19

"Acompanhar, celebrar, rezar, pensar e jogar". Cinco verbos que vão acompanhar os leitores do portal «Ponto SJ», propriedade da Companhia de Jesus (Jesuítas) e que servem de mote e inspiração à proposta apresentada nesta segunda-feira, a primeira do estado de isolamento social voluntário proposto pelo governo.

"Isto vai ser uma maratona. Para isso abrimos, no «Ponto SJ», um espaço que funcione como um lugar onde cada pessoa possa ir tratando da sua sede", aponta o padre José Maria Brito, Sj, responsável pela presença da Companhia de Jesus na internet.

"Já estamos um pouco nervosos, sem saber bem o que fazer e como gerir todas as dimensões da nossa vida: familiar, profissional, comunitária. Mas, na verdade, este tempo de ficar em casa está apenas a começar. Para este longo caminho que nos espera serão importantes os laços, o cuidado uns com os outros e a capacidade de não estreitarmos o nosso horizonte e a nossa sensibilidade", susntenta na nota de abertura da proposta.

Ao longo das próximas semanas o «Ponto SJ» quer ser "'Um ponto de abastecimento', gratuito e de livre acesso". Para isso vai disponibilzar acompanhamento espiritual (Acompanhar), através da possibilidade de "conversar com um Jesuíta por telefone, skype, whatsapp ou presencialmente".

Todos os dias o portal vai "oferecerer a possibilidade de participar na Eucaristia diária, através de emissões online, através do seu canal no youtube do Ponto SJ" (Celebrar).

Em cada manhã a proposta de "Rezar" "com um conjunto de meditações áudio de 2 a 3 minutos a partir do Evangelho do dia" que pretendem "alimentar o ânimo e a esperança através da Palavra" e que vão contar com a participação de vários padres da Companhia de Jesus.

Ainda nesta estação, "Rezar" os Jesuítas vão disponibilizar, em áudio, as "Conferências Quaresmais" que estavam inicialmente programadas para o auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa.

Para "Pensar", o quarto verbo das "estações de abastecimento" o convite passa pelo Podcast «Vai Ficar tudo bem» sob a orientação da psicóloga Rute Agulhas.

A parte lúdica não ficou esquecida e o último verbo, "jogar" vai "trazer diferentes propostas que mantenham viva: play lists; propostas de jogos para fazer em casa e com a família, de leituras, de filmes, de esquemas para actividade física e de visitas virtuais". A primeira já lá está no site e é uma proposta de Miguel Araújo e pode ser consultada aqui.

Educris|16.03.2020

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades