Guarda: «A bioética e o valor da vida» nas Jornadas do Conhecimento

Iniciativa realiza-se a partir de hoje, dia 28 de fevereiro, na Guarda e vai refletir sobre as "questões da vida e do seu valor"

A Guarda acolhe, a partir de hoje ao final do dia, a 13ª edição das Jornadas do Conhecimento sob o tema «A bioética e o valor da vida, no presente e no futuro». Organizada pela ‘Galeria Paz de Espírito’, Arciprestados de Seia e Covilhã, da Diocese da Guarda, disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e do Centro Académico Pastoral UBICASP, a iniciativa vai contar com a participação de "especialistas das àreas da saúde, bioética, jornalismo, religião e educação" numa edição que se prolonga até ao próximo dia 22 de maio em vários lugares da Diocese da Guarda.

Na noite de hoje D. Manuel Felício, bispo da Guarda aborda, em Seia, o tema «Bioética: uma leitura a partir dos documentos da Igreja», a partir das 21h00 na Casa Municipal da Cultura. «Implicações sociais da bioética» é o tema analisado, de seguida, pelo padre Joaquim Pinheiro, informa a organização em comunicado.

Amanhã, sábado, na Casa de São José, também em Seia, prosseguem os trabalhos, a partir das 10h00, com a pergunta «Para que serve a vida humana?»  que marca o retiro orientado pelo padre Henrique Rios Sj.

Em março mais três encontros dentro do programa das Jornadas: a 18, na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, reflete-se sobre a questão «bioética: a vida numa questão», às 21h00 com orientação de António Gonçalves, médico e de José Rosa, presidente da UBI. No dia 25, também às 21h00, o salão paroquial de São Romão acolhe a reflexão «deixar morrer, não é matar». No dia seguinte o tema versa sobre «os desafios éticos da atualidade». Ambos os encontros decorrem no Agrupamento de Escolas de Seia, a partir das 09h30, e vão ser orientados pela jornalista Ana Sofia Carvalho da R/com.

A 30 de abril nova sessão, desta vez na igreja paroquial de São Martinho, em Seia, e que vai contar com a reflexão do bispo de Viseu, D. António Luciano Costa, sob o tema «bioética numa sociedade plural» e de Jorge Soares, presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida que analisa o tema «a vida integral sob a perspectiva bioética, com foco no cuidador informal», a partir das 21h00.

No dia Internacional da Família, a 15 de maio, as XIII Jornadas do Conhecimento, organizam uma «Caminhada pela Vida», a partir das 21h00, em Seia.

No ultimo dia da 13ª Edição, 22 de maio, os participantes voltam a reunir-se na igreja paroquial de Carragosela, em Seia, para escutar o padre José Nuno Silva, capelão do Santuário de Fátima, e o vigário geral da Diocese da Guarda, o padre Manuel Matos, refletir sobre os temas «Eutanásia e Cuidados Paliativos: Há direito a escolher a morte?» e «desafios do fimd a vida humana: Contributos da Bioética», respetivamente.

Educris|28.02.2020




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades