UCP: «A Iniciação Cristã em Tempos de Secularização»

Jornadas de Teologia acolhem reflexão do Arcebispo de Génova, D. Angelo Bagnasco

«A Iniciação Cristã em Tempos de Secularização» é o tema das Jornadas de Teologia 2020. Organizada pela Faculdade de Teologia, Núcleo do Porto, em parceria com a Diocese do Porto e a Irmandade dos Clérigos, a iniciativa realiza-se de 3 a 6 de fevereiro inspiradas "numa mensagem do Papa Francisco”, proferida durante a audiência geral, na Praça de São Pedro, a 18 de abril de 2018, revela a organização em comunicado.

De entre os convidados destaque para a presença do cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova, que analisa, em duas conferências, o tema «A iniciação cristã no contexto da secularização» e «Que percursos para a fé hoje?».

Na tarde do dia 3 de fevereiro José Carlos Carvalho, da Faculdade de Teologia, apresenta a reflexão acerca da «Iniciação à fé no evangelho de S. Marcos». O dia termina com o tema «A construção da fé nos atos dos apóstolos», desenvolvido por Luís Castro, da mesma instituição académica.

No dia 4 o jesuita Domingos Terra apresenta o tema «Tornar-se Cristão», seguido por José Eduardo Borges de Pinho, da UCP, que reflete o tema «A dimensão eclesial da fé cristã».

O padre Nélio Gouveia traz à reflexão o tema «Baptismo: ritualidade ou catecumenado?», na tarde de dia 4 de fevereiro. Segue-se um painel sob o tema «Processo de iniciação à Fé: perspetivas», eque conta com a participação de Isabel Oliveira, do Secretariado da Catequese do Porto,  padre Rui Alberto Almeida e o pare José Maria Pacheco Gonçalves.

No dia 5 o programa inicia-se com padre Joaquim Félix de Carvalho, da Faculdade de Teologia, núcleo do Braga que apresenta o tema «Espaços e tempos para a celebração batismal». O abade do Mosteiro beneditino de Singeverga e professor da Faculdade de Teologia, núcleo do Porto, D. Bernardino Costa, analisa o tema «RICA: Uma leitura dos “Praenotanda”».

Nessa tarde «Processos iniciáticos da história das religiões», é apresentado por parte do professor José Pedro Lopes Angélico, da Faculdade de Teologia. O dia termina com o tema «História da iniciação cristã», apresentado pelo padre João Peixoto.

No último dia dos trabalhos, dia 6 de fevereiro, Luís Figueiredo Rodrigues, do Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, aborda o tema «Iniciação de adultos: processos e tempos».

As Jornadas terminam com a celebração da eucaristia presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto pelas 12h00.

Educris|17.01.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades