Mali: Religiosa sequestrada pela Al Qaeda pede ajuda ao Papa

Irmã Gloria Cecilia Narváez Argoti surge em vídeo revelado pela agência «Al Akhbar» da Mauritânia. Familiares falam em "prova de vida".

A religiosa de 56 anos foi sequestrada pela Al Qaeda em 2017 numa zona rural situada a cerca de 400 quilómetros da capital, Bamako. Na mensagem a irmã Gloria implora ao Papa que interceda "até ao impossível” para garantir a sua libertação.

Na "prova de vida" a irmã faz uma referência ao Natal e à viagem que o Santo Padre "iria fazer" a dois países da América Latina. Com base nestas duas informações, calcula-se que o vídeo terá sido gravado provavelmente em Dezembro do ano passado, informou hoje em comunicado a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

A fundação católica adianta que "o vídeo é assumido como tendo sido produzido pela Frente Al Nusra para o Islão e os Muçulmanos", uma organização terrorista  ligada à Al-Qaeda que agrupa os principais movimentos jihadistas na região do Sahel.

“O vídeo com a irmã colombiana volta a colocar os holofotes sobre a situação extremamente delicada em que se encontram as comunidades cristãs no Mali”, denuncia a AIS.

No final do vídeo, os sequestradores acusam "as forças ocupantes” da região de estarem a obstaculizar as negociações que permitiriam a libertação da freira colombiana, propondo um canal de diálogo “através de organizações de caridade independentes da força colonialista”.

O vídeo com a irmã colombiana volta a colocar os holofotes sobre a situação extremamente delicada em que se encontram as comunidades cristãs no Mali. De facto, a ausência de uma presença forte das autoridades – nomeadamente do exército – tem alimentado grupos radicais e de malfeitores que pululam agora pelo país e que ameaçam cada vez mais os cristãos.

Educris com AIS

31.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades