Iraque: 250 milhões para a reconstrução

Fundação Católica vai apoiar com 250 milhões de dolares reconstrução de casas em Nínive.

«Iraque, o regresso às raízes», é o tema da conferência internacional que a Fundação Ajuda à Igreja Sofre (AIS) que hoje decorre em ROma e onde vai ser apresentado o projeto de reconstrução das aldeias e povoados cristãos destruídos ou parcialmente danificados durante a ocupação da chamada Planície de Nínive pelos jihadistas do auto-proclamado Estado Islâmico.

O projeto, orçado em cerca de 250 milhões de dolares, vai permitir "a manutenção da presença da comunidade cristã nesta região bíblica", sustenta, em comunicado a organização.

A fundação AIS estima em "cerca de 12 mil famílias, num total de 95 mil pessoas", o número de pessoas que foram "forçadas a fugir, no Verão de 2014, abandonando tudo o que tinham, por causa da conquista da região pelos jihadistas".

As habitações foram "saqueadas e destruídas" assim como "igrejas, escolas e hospitais". A organização católica aponta para cerca de 363 edifícios cristãos, já identificados, e que necessitam de intervenção urgente".

A conferência de hoje conta com a presença do Cardeal Mauro Piacenza, presidente Internacional da Fundação AIS, e de outros altos responsáveis da Igreja, como o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, o Patriarca Caldeu, D. Louis Sako, o Arcebispo sírio-ortodoxo de Mossul, D. Alberto Ortega Martinez, e ainda, entre outros, o Arcebispo sírio-católico de Mossul, Youhanna Petros Mouche e o Pe. Andrzej Halemba, responsável pelos projectos da Fundação AIS no Médio Oriente – e que é, simultaneamente, presidente da Comissão para a Reconstrução de Nínive.

Também o Papa Francisco se associou a esta iniciativa tendo recebido, no final de agosto, Mark von Riedemann e Marcela Szymanski, em audiência privada. Francisco fez um donativo pessoal para uma clínica, em Erbil, no Curdistão iraquiano, que presta auxílio a cerca de 3 mil pessoas e que só tem as portas abertas graças também à generosidade dos benfeitores e amigos da Fundação AIS.

Educris com Fundação AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades