Índia: Autoridades prendem crianças cristãs

Autoridades indianas detiveram cerca de sete dezenas de crianças cristãs que se encaminhavam para um Campo de Férias na região de Madhya Pradesh.

A denúncia foi hoje feita pela Fundação Ajuda à Igreja Que Sofre (AIS). Segundo esta organização católica "as crianças e adolescentes, que têm idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, pertencem todas a famílias cristãs, mas as autoridades negam-lhes esse estatuto e clamam que se trata de uma tentativa ilegal de conversão".

O incidente agora divulgado pela fundação pontifícia ocorreu "na ultima quinzena de Maio, tendo as crianças sido posteriormente libertadas e entregues às respetivas famílias. No entanto, o caso não está encerrado. Segundo o governo da região, tanto estas crianças como as suas famílias são formalmente hindus, apesar de se afirmarem cristãs".

O ministro do Interior do governo regiona, Bhupendra Singh, citado pela AIS, afirmou que "qualquer pessoa para mudar para outra religião", tem de "apresentar um pedido por escrito" às autoridades locais "e somente após o processo ter sido aprovado é que essa pessoa pode mudar a sua identidade religiosa".

Este caso vem demonstrar como é complexa a situação dos cristãos na Índia, apesar de o governo assegurar a liberdade de culto. A realidade, porém, é muito diferente. 

Em tempos recentes tem havido notícias também de grupos radicais hindus que ameaçam comunidades cristãs, quase sempre no meio da maior impunidade.

 

Imagem: AIS



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades