Santarém: «Relatório sobre a Liberdade Religiosa é um alerta importante», D. José Traquina

Bispo de Santarém mostrou-se “impressionado” com os dados revelados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS)

D. José Traquina confessou ter ficado “impressionado” com a leitura do Relatório da Fundação AIS, e disse mesmo que “num país, Portugal, e num continente, Europa, onde a liberdade religiosa está assegurada, nós não damos conta do que é a perseguição, [do facto de] as pessoas, apenas por quererem manifestar-se, ou rezar em público, serem perseguidas”. “Isso é impressionante, é inconcebível”, acrescentou.

Na apresentação do relatório da Liberdade Religiosa, que aconteceu na passada quinta-feira, na Igreja de São João Baptista, em Tomar, o prelado lembrou que a liberdade religiosa é um “direito fundamental que, não sendo respeitado, [significa] que os outros direitos também não o são, e isso é muito preocupante”.

“Cerca de metade da população do mundo não tem essa dimensão garantida” em pleno século XXI, constatou D. José Traquina.

D. José Traquina lamentou o facto de os cristãos serem a comunidade religiosa mais perseguida e sublinhou a urgência da solidariedade para com os que mais sofrem.

Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da Fundação AIS apresentou os “pontos essenciais do relatório” e incentivou os presentes a uma “leitura mais atenta” do documento que está já disponível ONLINE.

Educris|25.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades