Guarda: «Jornadas do Conhecimento» refletem sobre a «Fé, Democracia e Liberdade»

XVI edição quer "associar a fé com a democracia e a liberdade”

As «Jornadas do Conhecimento», da Diocese da Guarda, vão aprofundar o tema « Fé, Democracia e Liberdade: Valores, Desafios e Compromissos».

“Nos 50 anos do 25 de abril queremos ajudar a refletir e valorizar a democracia e a liberdade associando-as à fé”, lê-se no comunicado enviado ao EDUCRIS.

Na edição de 2024 o programa conta com quatro conferências e uma mesa-redonda, que se realizam em Seia e na Covilhã.

“Só uma sociedade conhecedora da sua história, participativa, plural e democrática, pode entender que a fé faz parte dos valores essenciais duma comunidade, nas mais diversas vertentes”, lembram os proponentes da iniciativa.

A primeira iniciativa realiza-se já no próximo dia 15 de março, na Casa Municipal da Cultura, em Seia, e reúne numa mesa-redonda Inês Saraiva, Susava Ferreira e José Nogueira que refletem sobre o tema «Do Passado ao futuro: desafios das próximas gerações», com moderação de D. Manuel Felício, bispo da Guarda.

A 18 de abril o professor Luís Silva, docente de EMRC e membro do movimento Pro-Vida da diocese de Aveiro, profere a conferência «Fé, Democracia e Liberdade e Tempo de Mudança», na escola Abranches Ferrão, e na Escola Secundária de Seia.

No dia seguinte, 19 de abril, o presidente da Organização Internacional dos Direitos Humanos, Luís Andrade, analisa o tema «Os direitos humanos na construção da Paz e da Liberdade», pelas 21h00, na Casa da Cultura de Seia.

A 3 de maio «Os trilhos da liberdade no respeito pela dignidade Humana» é o tema em reflexão pelo padre João Torres, assistente os estabelecimentos prisionais de Braga e Guimarães.

O ciclo de conferências termina a 25 de maio, na Covilhã, com o tema «O Mundo do Trabalho na edificação da Fé» com a coordenação de Américo Monteiro e Brandão Guedes.

As XVI Jornadas do Conhecimento são organizadas pela Galeria Paz de Espírito, de Seia, a Diocese da Guarda, através dos Arciprestados de Seia-Gouveia, bem como dos Professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). A iniciativa conta com o apoio do Município de Seia, União de Freguesias de São Romão e Lapa dos Dinheiros, Liga Operária Católica e Agrupamento de Escolas de Seia.

A entrada é livre.

Educris|07.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades