Braga: «Nova Ágora» está de volta e vai refletir sobre «o bom uso da inteligência artificial»

Sessões acontecem no auditório do Espaço Vita nos dias 8, 15 e 22 de março

O ciclo de Conferências da Nova Ágora, organizado pela Arquidiocese de Braga, está de volta para uma reflexão sobre o “desenvolvimento e implementação da Inteligência Artificial (IA)” com enfoque nos “Direitos Humanos” e na “Democracia”.

Assinalando os 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos a iniciativa quer “promover um diálogo que permita a construção conjunta de conhecimento e compreensão recíproca, ancorado na procura da verdade e no respeito mútuo”, explicou, em conferência de imprensa, o cónego Eduardo Duque, diretor da iniciativa.

“Esta é uma oportunidade de transcendermos as nossas diferenças individuais em prol de um bem maior, um exercício de humanidade que nos convoca a todos”, desenvolveu perante os jornalistas.

Partindo do tema «Olhares sobre a Inteligência Artificial» as diferentes sessões vão “vincar o potencial da Inteligência Artificial (IA)”, aprofundando e refletindo sobre “os dilemas e desafios” que transporta.

Na apresentação D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, desejou que “este olhar credenciado e reconhecido dos especialistas presentes” possa “lançar novos olhares e possamos olhar, sem medo, para esta nova realidade constituída por homens, mas que pode ser contra a humanidade se não for devidamente orientada”.

Para além de assinalar os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a iniciativa vai de encontro à mensagem do Papa Francisco para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra no próximo dia 12 de maio, e que tem como tema «Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana».

Três sessões com diversidade de oradores

A primeira sessão do Nova Ágora 2024 realiza-se já no próximo dia 8 de março e tem como conferencistas Paulo Novais, professor catedrático do Departamento de Informática da Universidade do Minho, Hélder Coelho, professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa. Os especialistas analisam o tema «Olhares sobre a Inteligência Artificial» com moderação do jornalista Daniel Catalão.

A 15 de março é a vez de Daniel Innerarity, professor de filosofia política e social na Universidade do País Basco e Miguel Poiares Maduro, professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa aprofundarem o tema «Inteligência artificial e democracia».

O «Nova Ágora» termina 22 de março com o tema «Direitos humanos» e que conta com a participação de Susana Mourato Alves-Jesus, doutorada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Manuel Leitão Marques, eurodeputada, licenciada em Direito e doutorada em Economia, com orientação do jornalista Júlio Magalhães.

Todas as sessões têm entrada livre e decorrem das 21h00 às 23h00, no auditório do Espaço Vita.

Educris|03.03.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades