Porto: Ação de formação vai ajudar no «acompanhamento da morte e do luto»

Iniciativa decorre entre março e junho deste ano

O Centro de Cultura Católica promove, entre março e junho de 2024, um itinerário de formação subordinado ao tema «Escutar a morte, acompanhar no morrer, cuidar no luto» em formatos presencial e online.

“As últimas décadas do século XX foram assinaladas por alterações profundas nos lugares, nos intervenientes, nos modos e nas ritualidades da morte, do morrer e do luto até aí praticados. A entrada no século XXI faz-se sem uma ars moriendi, isto é, uma arte de morrer. A morte subsiste como o derradeiro tabu, realidade que se evita olhar e da qual se recusa falar”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

A iniciativa decorre sob coordenação do padre José Nuno Ferreira da Silva, e em parceria com “vários secretariados e organismos diocesanos”, pretende “ir ao encontro da realidade e oferecer aos seus participantes a possibilidade, não apenas de amadurecerem interiormente pela consideração da própria finitude, mas também de adquirirem instrumentos teóricos e práticos para serem pastoralmente capazes de «escutar a morte, acompanhar no morrer, cuidar no luto»”.

Dirigida a “catequistas, professores de Educação Moral e Religiosa Católica, presbíteros e diáconos, responsáveis e animadores de estruturas residenciais de idosos/lares, ministros extraordinários da Comunhão e outros visitadores dos doentes nas comunidades, profissionais de saúde e voluntários de capelanias hospitalares, entre outros, a formação decorre em duas modalidades possíveis.

Para os interessados a iniciativa decorre nas instalações do Centro de Cultura Católica, no Porto, entre março e junho, em 12 noites de terça-feira, das 21h00 às 23h00 horas. Para quem quiser realizar o itinerário formativo mas não tem possibilidade de se deslocar ao Porto "a coordenação do itinerário" vai realizar a iniciativa em sala virtual, também durante 12 noites, no mesmo horário, mas às quartas-feiras.

Os recursos básicos dos módulos serão disponibilizados aos formandos em formato digital. A conclusão do itinerário "supõe a frequência de um mínimo de 10 das sessões anteriores" e o cumprimento das "tarefas de avaliação propostas".

Paralelamente às sessões modulares referidas, vão ser organizados três retiros de um dia, de caráter facultativo e abertos também a quem não frequenta o conjunto da formação, a realizar ao sábado, na Casa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, Quinta da azenha, em São Cosme, Gondomar.

Informações e inscrições

Centro de Cultura Católica | Rua D. Manuel II, 286 | 4050-344 PORTO |  Tel. 22 609 46 39 (chamada para a rede local nacional) | 96 000 40 36 (chamada para a rede móvel nacional) | [email protected]

Educris|29.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades