Eleições 2024: Nota da Comissão Nacional «Justiça e Paz»

A 10 de março realizam-se nas eleições legislativas. Para a ocasião a Comissão Nacional «Justiça e Paz», publicou a nota «Um voto pelo País que queremos» onde apela à adesão às urnas pois "a passividade e a abstenção em nada contribuem para a construção de um futuro melhor"

Leia, na íntegra, a Nota deste organismo da Igreja Católica em Portugal

Em vésperas de eleições legislativas, e no ano em que celebramos os 50 anos da Revolução do 25 de Abril, a Comissão Nacional Justiça e Paz vem apelar ao voto de todos os cidadãos.

As eleições são uma oportunidade para cada um de nós decidir sobre os destinos do país e participar no exercício do poder. O voto é um dever e um direito conquistado que permite expressarmos o nosso compromisso com o bem comum. Portanto, não deve ser visto como um hábito ou motivado pelo desânimo, descrédito ou animosidade, mas deve ser livre, consciente, responsável e com um horizonte de esperança.

Através deste gesto contribuímos para a construção do país que queremos, uma vez que a passividade e a abstenção em nada contribuem para a construção de um futuro melhor.

Este é o tempo propício para desenhar soluções e abrir caminhos com visão de longo prazo que coloquem o bem comum e a dignidade da pessoa humana no centro das preocupações, olhando com particular atenção para os mais vulneráveis. É também o tempo propício para recusar políticas assentes em discriminação e divisão e defender a existência de uma sociedade aberta e pluralista.

Nesse sentido, apelamos a que todos os cidadãos portugueses possam participar neste momento importante da nossa democracia e da nossa vida em sociedade. Todos somos co-construtores do país que queremos e através do nosso voto expressamos a nossa visão e os nossos valores.

Que o dia 10 de março abra caminho para uma sociedade coesa, desenvolvida, de justiça e de paz.

 

Lisboa, 22 de fevereiro de 2024

A Comissão Nacional Justiça e Paz

Educris|26.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades