Igreja: Cáritas apresenta estudo sobre a «pobreza e exclusão social em Portugal»

Semana Nacional da Cáritas decorre de 25 de fevereiro a 3 de março com várias iniciativas

«Cáritas, o Amor que Transforma» é o tema da semana dinamizada pela Cáritas Portuguesa e que quer “dar cara a todos aqueles que diariamente procuram a Cáritas na expetativa de um sinal de esperança”.

“Ao longo da semana contamos com diversas atividades com destaque para a apresentação do estudo «Pobreza e exclusão social em Portugal: uma visão da Cáritas», que se realiza a 27 de fevereiro, a partir das 10h00, no auditório carvalho e Guerra, na Universidade católica Portuguesa, Porto”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

O estudo resulta do trabalho do “Observatório Cáritas” e tem por base a “análise dos indicadores oficiais do INE e a leitura do Observatório da Cáritas sobre esta realidade”.

“Centrámo-nos nas situações de pobreza mais severa, assumindo uma perspetiva multidimensional, e sublinhando que a pobreza e a exclusão são fenómenos que apenas podem ser combatidos com intervenções multidisciplinares”, desenvolve a missiva.

A sessão de dia 27 de fevereiro vai contar com “um painel onde serão apresentadas diferentes visões, de diferentes setores da sociedade, sobre o combate à pobreza e exclusão social em Portugal”.

“Acreditamos que esta reflexão, feita a partir da identidade da Cáritas, poderá ser um contributo para toda a sociedade, mas também para todos os decisores políticos que têm na sua atividade a possibilidade de desenhar políticas de resposta adequadas à resolução dos problemas daqueles que se encontram mais vulneráveis”, sublinha Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa.

Em Portugal a rede Cáritas dá resposta a mais de 120 mil atendimentos e desenvolve um trabalho alargado de proximidade através da implementação de respostas sociais que alcançam todas a áreas de vulnerabilidade da pessoa.

«Cáritas vai à escola na 3ª edição»

Um dos muitos projetos que a Cáritas Portuguesa tem em desenvolvimento é o «Cáritas vai à Escola». Na sua terceira edição, que decorre neste ano letivo 2023/2024, a iniciativa percorre as comunidades educativas em Portugal refletindo sobre  “o valor da paz”, dando a conhecer “a Cáritas”, e “apontando para o Natal”.

“Queremos que os alunos portugueses, nos vários níveis de ensino, percebam e se questionem sobre o valor da paz, enquanto elemento central do desenvolvimento humano”, explica a organização católica.

Ao longo das sessões com alunos a maior instituição privada de solidariedade social do mundo dá a conhecer o trabalho das “Cáritas diocesanas”, numa rede que existe há 65 anos em Portugal e que está presente em 162 países do mundo.

“Desafiamos a comunidade educativa à vivencia de uma experiência diferente, com a realização de atividades que consciencializam os alunos para a defesa da vida humana e para a promoção da paz”, aponta a Cáritas.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), através da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), é parceiro da iniciativa e colaborou com a Cáritas Portuguesa “na elaboração de materiais, do qual faz parte um Kit para o professor, e diversos recursos para o antes, o durante e o depois da visita aos estabelecimentos de ensino”.

Os interessados em participar devem inscrever-se AQUI

Educris|22.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades