UCP: «Narrativas Bíblicas da Criação, leitura judaica e cristã» em seminário online

A cátedra de Estudos Bíblicos Judaicos e Cristãos, do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), organiza duas sessões onde propõe uma “leitura judaica e cristã sobre as narrativas da criação”

Armindo Vaz, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Ruben Suiza, rabino da Comunidade Israelita de Lisboa são os convidados das duas sessões online que aprofundam as “leituras dos textos da criação”.

“Este é um diálogo complexo e desafiador. Envolve apreciar o que os textos bíblicos significavam no seu primeiro contexto literário e de fé e compreender como, ao longo dos séculos, diferentes grupos com diferentes preocupações desenvolveram diferentes interpretações”, lê-se na nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Armindo Vaz orienta a sessão do dia 4 de março, entre as 14h00 e as 16h15, hora de Lisboa, e Ruben Suiza é o anfitrião da sessão de 11 de março, à mesma hora.

“Desejamos que desta escuta possam emergir aprendizagens e conhecimentos que renovem a leitura e a compreensão, projetando uma abordagem esclarecida das diferenças e da complementaridade”, completa a missiva.

As duas sessões são parte de um seminário do programa do Curso de Doutoramento da Faculdade de Teologia, a decorrer neste 2.º semestre 2023-24, e cujo objetivo é o “de promover o conhecimento e a investigação” de modo a expandir “o diálogo científico entre judeus e cristãos, neste caso específico no que diz respeito às narrativas bíblicas da criação2.

As sessões decorrem na UCP, em Lisboa, e podem ser acompanhadas online recorrendo à plataforma ZOOM-colibri.

Link para a sessão de dia 4 de março AQUI

Link para a sessão de dia 11 de março AQUI

Educris|16.02.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades