Fátima: Encontro assinala 40 anos da «Salvifici Doloris», de São João Paulo II

Iniciativa realiza-se a 10 e 11 de fevereiro, em Fátima

Nos 40 anos publicação da carta apostólica «Salvifici Doloris»  – sobre O Sentido Cristão do Sofrimento Humano – escrita pelo Papa São João Paulo II, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), em colaboração com o Santuário de Fátima, o movimento Fé e Luz, e o Secretariado Nacional da Pastoral Social realiza o encontro «Sofrer? Amar? Viver!».

“Hoje, mais do que nunca o sofrimento não pode ser entendido como fim último que nos espera, ou como um castigo inevitável. Mas também sabemos que é uma realidade incontornável”, indicam os organizadores, em nota divulgada pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde.

A iniciativa pretende juntar “pessoas sãs, doentes, com e sem deficiência, seja ela qual for” e descobrir se “ainda vale a pena sorrir e dizer ‘sim’ à vida”, desenvolve.

O programa conta com propostas paralelas, que se cruzam nalguns momentos: “um programa geral, e outro ‘programa extraordinário’, dedicado às pessoas com deficiência psíquica que queiram participar”, completa.

Os participantes vão poder participar no workshop «O Sofrimento nos Evangelhos» orientado pelos padres José Nuno, capelão hospitalar e Rui Santiago, e uma mesa-redonda com testemunhos a partir do tema «O Sofrimento e a (minha) Vida».

O encontro, que se realiza na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima, contempla também um serão cultural, após o jantar de sábado, e uma visita à exposição temporária do Santuário de Fátima “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, na manhã de domingo.

A Igreja Católica celebra anualmente, a 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente.

Educris|10.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades