Igreja: Encontro online reflete sobre os desafios da sinodalidade

Iniciativa vai contar com mensagem do Cardeal José Tolentino Mendonça, perfeito do Dicastério da Cultura e Educação, da Santa Sé

O jornal digital 7MARGENS promove, no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 21h00, na plataforma ZOOM, um debate online sobre os desafios da sinodalidade a partir das reflexões e desafios deixados pelo Sínodo dos Bispos e antes de nova sessão plenária.

Sob o tema «Sínodo católico: promessa de futuro para pôr em prática» o debate conta com a participação do cardeal português D. José Tolentino Mendonça, perfeito do Dicastério da Cultura e Educação, Fátima Almeida, do movimento de trabalhadores cristãos (LOC-MTC) e membro de um grupo sinodal em Braga; o padre Nuno Santos, reitor do Seminário de Coimbra e capelão da Universidade; e José Carlos Prazeres, que na diocese de Leiria-Fátima dinamizou vários grupos paroquiais no âmbito da primeira fase de auscultação sinodal diocesana.

“Queremos, com este debate, dar seguimento ao desafio que a teóloga Cristina Inogès nos deixou e que se exprime na interrogação ‘que podem os católicos fazer para pôr, desde já, em prática a Igreja sinodal, para a qual o Papa Francisco tem vindo a desafiar toda a Igreja?’”, lê-se na nota informativa.

Num convite dirigido aos “leitores do 7MARGENS” o jornal digital considera ser necessário “combater o esmorecimento que muitos católicos referem em relação ao sínodo”, e apresentar “experiências positivas que têm acontecido em Portugal” e que podem “ser inspiradoras tanto pelo que conseguiram como pelas dificuldades que encontraram”.

Os interessados podem inscrever-se no formulário já disponível online.

Educris|08.02.2024



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades