Igreja: «Rede Sinodal em Portugal» quer ser «espaço aberto a todos»

Iniciativa resulta da edição do livro «Não Temos Medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude e o caminho sinodal»

A segunda sessão da assembleia sinodal está agendada para outubro e por cá acaba de nascer um novo espaço digital que quer estar ao serviço “da Igreja e aberto à participação de todos os que se sintam entusiasmados com o Sínodo iniciado pelo Papa Francisco”.

“Queremos formar uma rede sinodal onde, num mesmo lugar seja apresentado o entusiasmo de quem está em movimento fazendo caminho juntos, na pluralidade e diversidade, procurando viver o tema que o Papa Francisco propõe neste processo sinodal: comunhão, participação, missão”, assinala Rui Saraiva, correspondente do Vatican News em Portugal e mentor do projeto.

Nascida a partir do livro «Não Temos Medo – Reflexões sobre a Jornada Mundial da Juventude e o caminho sinodal» o novo espaço digital é “inteiramente dedicado ao Sínodo em Portugal” e espera recolher “os diversos contributos do que se vai fazendo no nosso país neste domínio”.

Em www.redesinodal.pt é possível conhecer a obra que reúne a reflexão de “personalidades portuguesas de vários quadrantes”, entre sacerdotes, políticos, jornalistas, religiosas, profissionais liberais e professores universitários, que “partilharam na publicação as reflexões sobre a JMJ e o caminho sinodal”.

“Por Lisboa passou uma multidão de mãos dadas, sem preocupações com hierarquias e lugares e celebrando a paz e a fraternidade. Uma imagem de Sínodo que inspirou a ideia e a coordenação do livro publicado pela Paulinas Editora”, assinalam

Para outubro está já agendada a segunda etapa do Sínodo dos Bispos com o tema «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão».

Os contributos para “este caminho em conjunto” podem ser enviados para o email [email protected]

Educris|08.01.2024

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades