Lisboa: Exposição assinala os 20 anos da «Lei da Liberdade Religiosa»

Mostra está patente na Assembleia da República, em Lisboa, até 28 de fevereiro de 2024

Inaugurada a 14 de dezembro passado, Dia Nacional da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-religioso, a exposição «Os caminhos da liberdade religiosa em Portugal» pretende “divulgar os marcos essenciais do pensamento público, em Portugal, sobre as questões da liberdade religiosa, na época contemporânea e até a aprovação da Lei de 2001”.

Comissariada por António Marujo, mentor do jornal digital 7Margens, a exposição divulga “as atitudes e os posicionamentos das diferentes confissões religiosas, em torno do respeito pela liberdade e o incentivo ao pluralismo e ao diálogo inter-religioso”.

“Esta exposição é a terceira ação que assinala a lei de 2001 e quer mostrar também a forma como a liberdade de religião se encaixa no regime de direitos, liberdades e garantias, isto é, nos direitos fundamentais. Designadamente, porque a liberdade de religião nas democracias é a liberdade de ter, exprimir e praticar uma religião, e é ainda a liberdade de não ter religião, de criticar as religiões, de mudar de religião”.

A mostra está patente ao publico até 28 de fevereiro de 2024.

Imagem: Educris

Educris|18.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades