Cardeal José Tolentino de Mendonça vence «Prémio Pessoa» 2023

Iniciativa do Expresso e Caixa Geral de Depósitos reconhece portugueses “com papel significativo na vida cultura e científica do país”

O cardeal José Tolentino de Mendonça é o vencedor do «Prémio Pessoa 2023». O anúncio foi feito numa conferência de imprensa no Palácio de Seteais, em Sintra, e resulta da avaliação realizada por um júri composto por personalidades da vida social, política e económica como António Barreto, Maria Manuel Mota, Diogo Lucena, Viriato Soromenho-Marques, José Luís Porfírio, Clara Ferreira Alves, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Emílio Rui Vilar, Rui Vieira Nery. Atualmente a presidência está entregue a Francisco Pinto Balsemão sendo Paulo Macedo vice-presidente.

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, no valor de 60 mil euros, que “reconhece a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país”.

Numa primeira reação o atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, órgão da Santa Sé, afirmou que o valor em causa vai ser entregue a uma instituição de solidariedade social portuguesa.

Padre, poeta e escritor, D. José Tolentino de Mendonça conta com vasta obra literária, entre a poesia, a arte e o ensaio. Foi Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas 2020.

Imagem: Arquivo Educris

Educris|14.12.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades