Fátima: Dia Mundial dos Pobres assinalado com escultura «Jesus sem-abrigo»

Santuário de Fátima passa a contar, em pleno recinto de oração, com replica da escultura de Timothy Schmalz já presente, por exemplo, no Vaticano ou em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América

O Santuário de Fátima assinalou ontem de manhã, Dia Mundial dos Pobres, com a inauguração da escultura «Jesus sem-abrigo», do escultor Timothy Schmalz.

“Enquadrada no Recinto de Oração deste Santuário, esta escultura recordará doravante a quantos visitam o Santuário o drama dos que vivem sem um lar, sem casa”, disse o padre Carlos Cabecinhas aos peregrinos presentes no local.

“Acreditamos que expor diante de nós este drama através da arte pode ajudar a vencer a indiferença ao sofrimento dos outros e sensibilizar-nos para a ajuda que podemos prestar”, acrescentou o sacerdote, esperando que esta escultura possa “sensibilizar-nos para uma mais profunda vivência do Evangelho de Jesus, que sempre se identifica com os mais frágeis e os que sofrem”, desenvolveu.

Criada em 2014 por Timothy Schmalz, a escultura apresenta a figura de um sem-abrigo, deitado num banco típico dos jardins públicos das cidades, com o rosto e tronco encobertos por uma manta, retratando de forma realística os sem-abrigo das cidades contemporâneas.

Mais de perto é possível observar as «Chagas de Cristo» nos pés - as marcas da crucifixão nos pés —o que torna a escultura uma peça que denuncia, através da mensagem do Evangelho, o drama da pobreza nas sociedades atuais.

Procurando denunciar este flagelo social a escultura já se encontra em quase cinquenta locais do mundo com destaque para a cidade do Vaticano, Canadá, Barcelona, Florença, Singapura, Joanesburgo, Santo Domingo, Dublin, Cafarnaum, Madrid, Rio de Janeiro, Manila, Seul, Nova Iorque, entre outros.

Para Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, a obra de arte é “verdadeiramente sacra e cristã”. A escultura é “comunicativa e empática, porque percebemos o que ali está representado”.

Esta peça “desenha a volumetria das cidades que habitamos, e vemos esta cena dramática”, numa obra “interativa”, uma vez que quando “nos aproximamos, e vemos que o sem abrigo tem a marca da paixão de cristo, e faz ligação com os Evangelhos”.

Para o responsável, que recentemente apresentou a obra «Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia», a obra de Timothy Schmalz “evidencia o diálogo com as paisagens, num Recinto Sagrado, mas de alguma forma na periferia, para o trazer para dentro do templo”.

O sem-abrigo “aparece no enfiamento do murete, no convívio dos peregrinos que nas noites das vigílias, assumem a pernoita no Recinto”.

Para o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, a contemplação da escultura permite ir “à origem de Cristo”, pois “Jesus veio cuidar daqueles que estão distanciados”.

“Fico sempre impressionado quando em situações limite, afirmam a sua fé em Cristo, pois Jesus torna se vivo no coração de muita gente, Deus veio para todos”, reiterou o bispo de Santarém.

Ao longo de 32 anos, Timothy Schmalz (Canadá, 1969-) tem assinado esculturas em bronze, de grande escala, peças que se encontram instaladas por todo o mundo. As suas peças de maior renome encontram-se instaladas permanentemente em locais históricos de Roma e do Vaticano. A sua série de esculturas em bronze destacando os sem-abrigo no contexto dos valores judaico-cristãos foi instalada em todos os continentes.

Em 2019, o Papa Francisco permitiu a instalação da sua monumental escultura migrante “Angels Unawares” (Anjos sem o saberem) na Praça de São Pedro, a primeira escultura a ser instalada na Praça de São Pedro em séculos.

Timothy está atualmente a trabalhar no Parque de Esculturas de Dante (Florença), tomando como tema os 100 cantos da Divina Comédia, no contexto das comemorações do 700.º aniversário do poeta.

Por diversas vezes, o escultor tem referido: «Não estou interessado na arte pela arte, mas na arte por amor a Deus. Esforço-me constantemente para dar um rosto autêntico à nossa fé com a arte».

A escultura está agora disponível no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, lado sul.

Imagem: Santuário de Fátima

Educris|20.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades