Educação: Projeto quer adolescentes a dinamizar «30 minutos pelo Clima» nas escolas

Iniciativa decorre de 4 a 7 de dezembro e vai “dar voz” aos jovens portugueses na COP28

A United Nations Association - UNA Portugal desafia os jovens, do ensino secundário e superior, a organizarem na sua escola a iniciativa «30 minutos pelo Clima».

O objetivo passa por fazerem “ouvir a sua voz no combate e mitigação às Alterações Climáticas, dentro de um quadro institucional legal e ético”.

“As Gerações futuras também têm o direito de desfrutar da Natureza, não apenas da forma como foi herdada pelas gerações atualmente em representação das Organizações Económicas e de Poder, mas melhorada pela preservação e crescimento dos Ecossistemas e do Capital Natural”, explica a UNA Portugal em comunicado.

Numa antecipação da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) que se realiza no Dubai - e onde marca presença pela primeira vez o Papa Francisco - a organização quer mobilizar os jovens portugueses por considerar que “o mundo em que vão viver está a ser moldado pelas escolhas das gerações presentes”.

“Os jovens possuem a potencialidade de exercer uma influência decisiva neste movimento, compelindo a toda a opinião pública a encarar a realidade e a responder com veemência, exigindo um modelo de desenvolvimento que concilie a criação de emprego e as condições de vida dignas para todos com o respeito pela Natureza e a preservação dos ecossistemas, essenciais à nossa própria sobrevivência enquanto espécie humana”.

Como participar

Para fazer parte deste movimento «30 minutos pelo Clima» os alunos devem fazer a “gravação de um vídeo de até 5 minutos ou de um reels para as redes sociais”.

“Pedimos ainda que elaborem um relatório de informação acerca da participação – número de estudantes envolvidos, comunicações, posições maioritárias e minoritárias, fatos relevantes, entre outros e façam a apresentação de uma comunicação sobre as ações que acreditam que os Estados e outras entidades devem empreender”.

A UNA Portugal compromete-se a “fazer chegar aos responsáveis mundiais, reunidos dias depois na COP28, o pensar e a voz dos jovens portugueses”.

Para participarem nesta iniciativa cada grupo criado deverá, até dia 16 de novembro, consultar o Regulamento que consta no site da United Nations Association - UNA Portugal e aceder ao Formulário de Inscrição

 Educris|13.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades