Lisboa: Cristãos em «vigília» na véspera da cimeira da ONU sobre as alterações climáticas

Iniciativa realiza-se a 24 de novembro na paróquia de Santa Isabel

“O apelo urgente do Papa Francisco”, inscrito na Laudate Deum, leva o grupo Cuidar da Casa Comum, na paróquia de Santa Isabel, em Lisboa, a realizar uma “vigília de reflexão e ação” em vésperas da conferência da COP28.

“Temos como objetivo reforçar o nosso compromisso na defesa do planeta como casa comum da humanidade e chamar a atenção dos nossos responsáveis políticos para que tenham a coragem de intervir na COP28 pensando «mais no bem comum e no futuro dos seus filhos, do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa», como nos diz o Papa Francisco”, lê-se no documento base que a organização disponibiliza.

A vigília realiza-se no próximo dia 24 de novembro, no terreiro da Igreja de Santa Isabel, a partir das 18h30 e prolongar-se-á por 13 horas, “tantas quantos os dias da Conferência do Dubai”.

“Convidamos todos os homens e mulheres de boa vontade que entendem as alterações climáticas como «um problema humano e social em sentido amplo e a diversos níveis»”, revelam.

Os membros do grupo Cuidar da Casa Comum, nascido há um ano, convidam para esta vigilia “todos os nossos irmãos de todas as religiões e tradições espirituais que transportam a luz que «ilumina a relação com os outros e os laços com toda a criação»”.

A organização promete “espaços para conversar, debater, cantar, ouvir poesia e meditar sobre os caminhos para ultrapassar este enorme desafio”, e compromete-se “a não tomar qualquer alimento durante toda a vigília” de modo a “de expressar de forma concreta a gravidade da situação que enfrentamos”.

Da vigilia de dia 24 de novembro vai sair “uma carta dirigida aos representantes de Portugal na COP28”, que pode ser assinada por todos os presentes.

Papa presente na COP28

A sala de imprensa do Vaticano deu conta, no passado dia 3 de novembro, da presença do Papa Francisco na COP28. Esta é a segunda viagem do papa ao Dubai e a primeira em que participa nos trabalhos com os restantes líderes mundiais.

Francisco leva à iniciativa das Nações Unidas “os apelos, as expectativas e as esperanças já expressas na Laudate Deum”. A viagem internacional será a quadragésima quinta do seu pontificado e a sexta realizada em 2023.

“Aceitando o convite de Sua Alteza Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sua Santidade o Papa Francisco viajará, como anunciado, para o Dubai, de 1 a 3 de dezembro de 2023, por ocasião da próxima Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (Cop-28)", diz o comunicado do Vaticano assinado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Numa recente entrevista ao canal TG1, de Itália, Francisco confirmou a viagem e recordou a experiência da Laudato Si.

“Lembro-me de que quando fui a Estrasburgo, ao Parlamento Europeu, e o presidente Hollande enviou a ministra do meio Ambiente, Ségolène Royal, para me receber. Ela perguntou-me: «Mas o senhor está a preparar alguma coisa sobre o meio ambiente? Faça-o antes da reunião de Paris», disse-me. Chamei alguns cientistas, que se apressaram e a Laudato Si foi publicada antes de Paris. E a reunião de Paris foi a melhor reunião de todas. Depois de Paris, o mundo retrocedeu e é preciso coragem para seguir em frente", disse o Papa Francisco.

Educris|06.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades