Aula aberta reflete sobre o «perdão no horizonte filosófico pós-holocausto»

Iniciativa insere-se na dupla licenciatura em Direito e em Gestão da Universidade Católica Portuguesa

«O Perdão no horizonte filosófico pós-holocausto» é o tema da próxima aula aberta de «Cristianismo e Cultura», que se realiza a 8 de novembro, entre as 14h45 e as 16h00, com recurso à plataforma digital ZOOM.

Dinamizado pela Universidade Católica Portuguesa a iniciativa conta com a orientação de Pedro Valinho Gomes, professor e investigador da Université Catholique de Lille e moderação a cargo do padre José Nuno Ferreira da Silva.

“Nestes dias convulsivos do mundo, em que o futuro se vê refém do passado, dias dramaticamente assinalados pela violência, o ressentimento, a retaliação, a vingança, um momento de pausa, a oportunidade para pensar o que falta”, explicam os organizadores.

A ‘aula aberta’ propõem-se a “pensar o perdão” a partir do confronto “com o mal e descobrir a marca do absurdo com que ele sela a vida humana”.

“Paul Ricoeur, que trabalha o tema do mal e da história e da interpretação e do reconhecimento e do dom, no contexto pós-holocausto, não diz que o perdão é impossível. Mas confessa que ele é difícil. Será possível o milagre de fazer do inimigo um amigo?”, interrogam.

Os interessados podem aceder à aula via ZOOM.

Educris|05.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades