Igreja: Semana dos Seminários convida a «desafiar os medos» e a «apostar na missão»

Iniciativa decorre e 5 a 12 de novembro numa organização da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM)

«Não tenhas medo. Serás pescador de Homens» (Lc. 5,10b) é o tema da Semana dos Seminários de 2023, que se realiza de 5 a 12 de novembro e que pretende desafiar a todos a “lançar de novo as redes” para “abraçar com esperança um futuro construído entre todos”.

“«Não tenhas medo…» é um apelo que nos leva a pensar em nós e nos nossos medos e uma certeza que nos leva a pensar na aposta de quem chama e na missão que nos confia. Trata-se de um convite de Alguém que nos conhece e que aposta em nós, a cada um em particular”, escreve D. Vitorino Soares, Presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, na mensagem para esta semana.

Nos pós Jornada Mundial da Juventude a CEVM afirma querer “sonhar esta semana numa Igreja onde há lugar para todos e que pretende ser um porto seguro para todos os que enfrentam as travessias, os naufrágios e as tempestades da vida”.

“Como com os primeiros discípulos, Jesus convida-nos a lançar de novo as redes para a pesca, apesar do cansaço, apesar da desilusão, apesar das redes vazias e sentirmos de novo a ilusão inicial, que deve ser revivida e reconquistada”.

Aos mais novos o prelado desafia à “interpelação da pergunta” de Jesus e à confiança no mestre.

“Ser sacerdote é anunciar o Evangelho, é ajudar as pessoas a saírem de tudo aquilo que as afoga, libertar da morte das águas e trazer à vida. Essa é uma boa nova e é também um ato de amor. Transmitir confiança, esperança no meio do desânimo e do fatalismo”, desenvolve.

Para a Semana dos Seminários 2023 foram criados um conjunto de subsídios, com propostas também para a catequese, pelas equipas de formadores dos seminários do Patriarcado de Lisboa.

Educris|03.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades