Viana do Castelo: Jornadas Diocesanas de Pastoral quer «Igreja de todos para todos»

Iniciativa quer “renovar a Igreja diocesana” refletindo sobre a”eclesiologia do Papa Francisco”

A Diocese de Viana do Castelo promove, a 18 de novembro e a 1 e 2 de dezembro, as Jornadas Diocesanas de Pastoral.

“Queremos renovar a Igreja diocesana e iniciar um caminho que verdadeiramente responda Evangelização dos homens e mulheres do mundo atual”, explica o comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Sob o mote «Igreja de todos para todos», o evento vai realizar-se no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, no âmbito do Jubileu da Diocese e conta com intervenções de Enzo Bianchi, que a 18 de novembro apresenta o tema «Quem é o meu próximo».

“Quisemos trazer a Viana do Castelo pensadores que conhecem profundamente o pensamendo do Papa e com ele privam todos os dias”, lê-se na missiva.

A 1 de dezembro é a vez do padre Rossano Sala, professor da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Abordar o tema «Interpelações do Papa Francisco para a Igreja de hoje». Ainda neste dia a irmã Nathalie Becquart, subsecretária-geral do Sínodo dos Bispos, apresenta o tema «Centralidade da Pessoa de Jesus Cristo no Magistério do Papa Francisco em ordem à renovação da Igreja». O dia 1 de dezembro termina com o tema «A Caminhada da Igreja Conciliar na promoção da participação ativa de todos os batizados», pelo padre Sérgio leal, da diocese do Porto.

A 2 de dezembro «Igreja, comunidade de discípulos missionários, em saída, de portas abertas e acolhedoras» é trazida à reflexão pelo padre Rossano Sala. A irmã Nathalie Becquart encerra os trabalhos com os «Ecos do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade e o que se espera em ordem ao futuro da Igreja».

Educris|29.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades