Brasil/Educação: VI Encontro Mundial reflete sobre o papel da educação na transformação do mundo

Uma centena de jovens, de oitenta cidades de diferentes continentes, reúnem-se em São Paulo, no Brasil, para um encontro de “diálogo e reflexão”

O movimento educativo internacional «Scholas Occurrentes» e a ORT Mundial reúne-se de hoje a 26 de outubro para analisar o papel da educação como “a ferramenta mais poderosa para a construção de um diálogo inter-religioso e intercultural dos jovens para uma cultura da paz”.

O encontro acontece em colaboração entre as duas entidades que pretendem “fazer do mundo um luar melhor através da educação”.

“Procura-se criar um espaço onde os jovens, vindos de todas as partes, possam desenrolar todo o seu potencial sem preocupação pela sua origem”, afirmam os organizadores.

Com jovens participantes oriundos da Argentina, Bulgária, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, El Salvador, Equador, Haiti, Israel, Itália, México, Moçambique, Portugal, Panamá, Perú, Paraguai, Venezuela e África do Sul, a iniciativa vai estimular “a cultura do encontro”.

“Encontramo-nos na gratuidade para reconhecer as nossas singularidades, aquilo que nos faz ser quem somos e poder ser com os outros. Encontrar-nos na multiplicidade para habitar e construir um mundo comum, respeitoso e diverso. Encontramo-nos para transformar as nossas próprias comunidades”, desenvolvem.

“Durante os dias, cada jovem com sua própria identidade, vai compartilhar as suas convicções e também as suas questões e medos; eles podem criar juntos uma nova harmonia que o mundo inteiro precisa”, diz José María del Corral, presidente da «Scholas Ocurrentes».

A 26 de outubro espera-se uma mensagem em vídeo do Papa Francisco aos participantes.

Scholas Ocurrentes é um movimento educativo internacional criado pelo Papa Francisco. Procura, através do desporto, da arte e tecnologia, promover a cultura do encontro entre as novas gerações.

Educris|23.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades