Fátima: «O mundo vive momento dramático. Elevemos a nossa oração ao Céu», pediu D. António Marto

Cardeal português presidiu ontem, pela quarta vez, à iniciativa «Um Milhão de Crianças rezam o Terço pela Paz»

O Cardeal D. António Marto incentivou ontem as crianças e todos os que participaram na recitação do Terço pela paz, iniciativa internacional da Fundação AIS, a perseverarem na oração tendo em conta o “momento dramático que o mundo está a viver”, nomeadamente com a guerra na Ucrânia, na Terra Santa e noutros países.

“Neste momento dramático que o mundo vive, elevemos a nossa oração ao Céu”, pediu o prelado.

Com mais de setecentos mil participantes em todo o mundo a iniciativa, que congregou crianças em mais de uma centena de países, teve um dos pontos centrais na Capelinha das Aparições, em Fátima, onde Maria apareceu a três pastorinhos, pedindo-lhes que rezassem pela paz no mundo e a conversão dos pecadores.

O cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, pediu aos mais novos para não se esquecerem de “continuar a rezar esta oração”, de modo que o mundo “possa viver em paz”.

“Todos viemos aqui com a intenção particular de rezar este Terço a Nossa Senhora para, com a sua intercessão, obter o dom da paz para este mundo em guerra, em especial na terra onde andou Jesus e Nossa Senhora, na Ucrânia e noutros focos de guerra”, apelou.

Durante as meditações dos diferentes mistérios do rosário os mais novos pediram o dom de “aceitar e dialogar com quem é diferente”, e rezaram “por todas as crianças que vivem a guerra e não podem ter uma infância feliz”.

No final da recitação foi oferecido aos mais novos um rosário “como sinal de amor” para “que Jesus dê o dom da paz a todos os cantos da terra”.

D. António Marto lembrou o pedido do Papa Francisco, que ontem convocou a Igreja para um dia “de jejum e oração”, a 27 de outubro, próximo.

“Decidi convocar um dia de jejum e de oração, de penitência, na sexta-feira, 27 de outubro, para o qual convido a unirem-se, como melhor entenderem, as irmãs e os irmãos das várias confissões cristãs, quantos pertencem a outras religiões e todos aqueles que se preocupam pela causa da paz no mundo. Nessa tarde, às 18h00 horas, em São Pedro [ndr: menos uma hora em Portugal continental], viveremos, em espírito de penitência, uma hora de oração para implorar a paz para os nossos dias, a paz neste mundo. Peço a todas as Igrejas particulares que participem, preparando iniciativas semelhantes que envolvam o Povo de Deus”, disse o Papa no final da audiência-geral.

Na capelinha das aparições, em Fátima, estiveram presentes os alunos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria.

A iniciativa desta fundação pontifícia reuniu os seus 23 secretariados internacionais da fundação pontifícia. Iniciada em 2005, na Venezuela, por um pequeno grupo de crianças que com o terço nas mãos rezou pela paz, a iniciativa conta hoje com largas centenas de milhar de crianças em oração e a Fundação AIS disponibiliza materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias.

Imagem: Santuário de Fátima

Educris|19.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades