Santuário de Fátima no centro da iniciativa «Um milhão de crianças rezam pela Paz»

A Capelinha das Aparições, em Fátima, acolhe crianças em iniciativa internacional

Num momento em que o mundo sofre, em suspenso, com o nascer de uma nova guerra, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) desafia a rezar pela paz em nova iniciativa «Um Milhão de crianças rezam o terço pela Paz».

A iniciativa, que reúne os 23 secretariados desta organização pontifícia, quer juntar “um milhão de crianças” no mundo inteiro.

“O ano passado conseguimos juntar mais de oitocentas mil, de oitenta países. Infelizmente a situação mundial deteriorou-se e hoje temos mais guerras do que no ano passado”, afirma a AIS em comunicado.

O «terço pela paz» conta com o apoio do Papa Francisco que já por diversas vezes apelou à participação nesta iniciativa internacional.

“De ano para ano, contamos cada vez mais crianças e jovens em mais países, o que está a transformar esta iniciativa num marco internacional”, desenvolve a organização.

Apesar de este ser um evento internacional, a Capelinha das Aparições, em Fátima, vai ser naturalmente o centro espiritual desta iniciativa, pois “foi lá que Nossa Senhora apareceu a três crianças” e a quem pediu que rezassem o Terço pela paz e pela conversão dos pecadores.

O Altar do Mundo vai ser assim, e uma vez mais, um dos lugares mais simbólicos, um ponto central mesmo nesta jornada de oração que ocorre num tempo de profunda insegurança e incerteza a nível global.

“No dia 18, as crianças de todo o mundo vão dizer que querem paz, que querem o fim de todas as guerras, que querem viver num mundo onde não haja tanta violência nem sofrimento”, aponta Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da AIS.

Em Portugal, a jornada de oração do «Terço com as crianças» vai acontecer em várias dioceses, e inúmeras paróquias, escolas e grupos de jovens, mas terá o seu ponto central na Capelinha das Aparições, às 18h30 horas, com a participação do Cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, que presidirá, pela quarta vez, a esta iniciativa da Fundação AIS.

A oração do Terço terá transmissão em direto para todo o país através da Rádio Maria, e também pela televisão com a TV Canção Nova. Haverá ainda uma emissão global através das redes sociais.

À semelhança do que tem ocorrido em anos anteriores, no site da Fundação AIS está disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias.

Educris|18.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades