Braga: Casa da Torre acolhe I Simpósio de Espiritualidade Inaciana

Iniciativa vai refletir sobre “a santidade e a missão partilhada entre leigos e consagrados”

A Casa da Torre, em Soutelo, na arquidiocese de Braga, organiza, de 1 a 3 de dezembro, a primeira edição do simpósio de Espiritualidade Inaciana.

“Queremos criar um espaço de reflexão que permita abrir caminhos que ajudem cada um a encontrar o seu projeto concreto de santidade, na especificidade da sua vocação, na complementaridade de projetos e missões e a responder a questões tão pertinentes como: a missão partilhada faz-nos santos? Existe uma santidade inaciana para leigos?”, aponta a nota enviada hoje ao EDUCRIS.

Sob o tema «A santidade e a missão partilhada entre Leigos e Consagrados» a iniciativa é “aberta a todos” e conta com a participação de D. José Cordeiro, arcebispo de Braga, os padres Miguel Almeida, sj, provincial dos Jesuítas em Portugal, Nuno Tovar de Lemos, Carlos Carneiro e padre Manuel Cardoso. Destaque, ainda para a presença de nomes como Assunção Siqueira de Carvalho, João Pedro Mortágua ou Joana Dias Coelho.

“Há mais de 500 anos que em todas as partes do mundo, homens e mulheres, jesuítas, leigas/os e consagradas/os, encontraram na espiritualidade inaciana a sua forma concreta de praticar o Evangelho, de amar a Igreja e de renovar a esperança do mundo”, afirma os organizadores.

“Hoje, somos interpelados pelo mesmo Espírito Santo, a alicerçar a  experiência de nos sabermos alcançados por Deus para podermos crescer em maior estima e momento”, completam.

Com várias “conferências referenciais, painéis de boas práticas inacianas, oficinas de reflexão” a iniciativa termina com “um debate final acerca do ‘estado’ da Igreja e do seu lugar no mundo atual (sal, luz, fogo e fermento)”.

Os interessados podem inscrever-se até ao próximo dia 20 de novembro AQUI

Imagem: Arquivo Educris

Educris|17.10.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades