Igreja/Médio Oriente: Comissão Nacional Justiça e Paz pede o «fim da espiral de violência»

Responsáveis católicos apelam ao “diálogo e à paz” entre as partes em conflito e condenam “ataques” que estão para lá de uma simples “atitude defensiva”

A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, emitiu hoje uma nota pedindo a paz na Terra Santa.

Com muita tristeza assistimos ao eclodir de uma guerra que se prevê de dramáticas consequências na região que com muita estima designamos como Terra Santa”.

Os responsáveis lembram que “o conflito foi desencadeado por ações terroristas de larga escala que vitimaram centenas de cidadãos israelitas inocentes, ações que merecem veemente repúdio” e condenam “ataques que vão para lá de uma atitude defensiva”.

“São de condenar reações a esses ataques que vão para além de uma atitude defensiva, antes se enquadram numa atitude retaliatória de vingança e que também vitimam cidadãos palestinianos inocentes”.

Diante de um cenário que “apenas provoca destruição, sofrimento e morte de um e outro lado”, o organismo católico evoca as palavras do Papa Francisco, no passado domingo, num apelo dirigido a “todos os governos e organizações” para que “possam contribuir para a busca de soluções diplomáticas para esta guerra”.

“Não esquecemos que uma solução duradoura destes recorrentes conflitos passará sempre por enfrentar a sua raiz, por uma paz alicerçada na justiça que implica o respeito de todos os legítimos direitos dos povos israelita e palestiniano”.

No final da nota a CNJP convida “à oração pela Paz nesta Terra que, mais do que qualquer outra, a viu proclamada de diferentes formas ao longo da História”.

Imagem: Unsplash

Educris|13.10.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades