Igreja: D. Américo Aguiar é o novo bispo da Diocese de Setúbal

A Igreja “entre os dois rios”, como lhe chamou D. José Ornelas, estava em ‘Sede Vacante’ quase há dois anos

O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Aguiar como bispo de Setúbal. O anúncio oficial foi hoje tornado público, pela manhã, através de um comunicado da sala de imprensa do Vaticano.

O até agora bispo auxiliar de Lisboa, que vai ser criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 30 de setembro próximo, torna-se o 4º bispo da diocese sadina depois de um período de Sede Vacante que se iniciou a 28 de janeiro de 2022, aquando da nomeação de D. José Ornelas como Bispo de Leiria-Fátima.

Perante a sua nomeação cardinalícia, do passado dia 9 de julho, D. Américo Aguiar reagiu com humor, afirmando-se sentir como “um danoninho” perante tantos “grandes cardeais”, da Igreja Católica.

Na verdade, o também presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, vai ser o quarto cardeal eleitor português, além de D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. José Tolentino de Mendonça.

D. Américo Aguiar é natural de Leça do Balio, na Diocese do Porto, onde foi Vigário-Geral e responsável pela irmandade dos Clérigos. Atualmente é presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses; Provedor do Doente do Centro Hospitalar de São João, no Porto; membro da Plataforma dos Media Privados (PMP); e presidente da Assembleia Geral da Associação Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

Em declarações à agência Lusa o novo bispo de Setúbal afirmou estar “contente” e afirmou que Setúbal “é a minha cara”.

“Estou contente, estou feliz, estou animado! Nem todos os portugueses têm de ir para fora do país para concretizar a sua vocação. Estou muito feliz e sinto verdadeiramente a mão de Deus nesta nomeação do Papa Francisco. É a minha cara, é a minha cara”, declarou.

Numa diocese com 57 paróquias e grande diversidade cultural e económica, D. Américo Aguiar diz estar preparado para “o grande desafio” e lembra “a fibra” das gentes da península de Setúbal.

“É um grande desafio e eu não estou com tanto medo porque sei que aquela malta que lá está é malta de fibra e eu vou contar com todos eles e eles vão contar comigo para fazermos caminho”, afirmou à Lusa.

Imagem: JMJ Lisboa 2023| D. Américo Aguiar em visita à Ucrânia

Educris|21.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades