Igreja/Media: Jornadas vão analisar a «Comunicação na Igreja»

Iniciativa decorre em Fátima e analisa comunicação no pós JMJ Lisboa 2023

«Geração 2023, todos ligados: e a Igreja?» é o tema das Jornadas Nacionais de Comunicação Social, que a casa Domus Carmeli, em Fátima, acolhe a 21 e 22 de setembro.

“Ao reunir, durante uma semana, cerca de milhão e meio de jovens em Lisboa, a JMJ mobilizou, nas suas várias dimensões, a Igreja em Portugal. Fê-lo também ao nível da comunicação, fazendo surgir um conjunto de novas realidades, interrogações e respostas”, aponta D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Comunicação Social, Cultura e Bens Culturais.

Ao longo de dois dias os responsáveis vão analisar as “novas realidades que surgiram, e questionar que impulsos e caminhos se abriram para a comunicação eclesial”.

“Sem esgotar toda aquela riqueza, queremos conhecer e pensar melhor o que está ao nosso alcance para que aquele impulso (que é também impulso do Espírito) se mantenha e ajude a melhorar estruturas, atitudes, modos de presença”, acrescenta o também Bispo do Funchal na Carta/convite para a iniciativa.

O programa inicia-se na tarde do dia 21 com uma intervenção de abertura de D. Nuno Brás, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, seguida da conferência de Monsenhor Lucio Ruiz, secretário do Dicastério para a Comunicação do Vaticano sobre o tema «Geração 2023: Escutar para comunicar». A tarde termina com um painel sobre os «Jovens em comunicação: experiências e futuro» que vão contar com os contributos dos Comités Organizadores Diocesanos de Aveiro, Coimbra e Porto, e as experiências ‘WYD Don Bosco 23’; ‘Magis’ e ‘3MN’.

No dia 22 de setembro, sexta-feira os trabalhos iniciam-se com novo painel, desta vez subordinado ao tema «Jovens em comunicação: conteúdos e canais» e os contributos de especialistas sobre ‘Influencers/Evangelizadores digitais’, ‘Redes sociais’, ‘Podcast’ e ‘Live’.

Após o intervalo da manhã Diogo Belford, da Cunha & Vaz apresenta o tema «Todos ligados: Jovens em comunicação com e nas instituições».

A iniciativa termina pelas 12h30 com a apresentação das “conclusões”.

Os interessados podem inscrever-se AQUI

Educris|12.09.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades