Publicações: Nova obra reflete sobre «Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia»

Santuário de Fátima lança dois volumes a 13 de setembro, integrados na exposição temporária «Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória»

A obra «Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia», da autoria de Marco Daniel Duarte, é o mais recente contributo do autor para a coleção «Arte e Património» do ‘Altar do Mundo’ e apresenta uma investigação de “duas décadas” acerca da arte ao serviço de uma mensagem”.

“Os dois volumes que compõem a obra, fruto de uma investigação que durou duas décadas e procurou olhar para o Santuário e encontrar nele o lugar onde se produziu arte”, explica o autor numa nota enviada ao EDUCRIS.

“A arte, e esta é uma das grandes conclusões da obra, nunca foi apenas cenário, mas também protagonista”, desenvolve o autor.

O primeiro volume está ligado à “estruturação do Santuário de Fátima, ao longo de um século, desde o arco que marcava o lugar da mariofania até à construção da Capelinha das Aparições e das basílicas, da praça e da colunata, ou o presbitério”.

O segundo volume é composto pela “organização da reflexão artística, a partir da criação de novas figurações que têm lugar precisamente a partir de Fátima – a construção da imagem de Nossa Senhora de Fátima, do anjo de Fátima, dos próprios Pastorinhos e até do peregrino”, revelou em vídeo à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Para o resultado contribuiu o “cruzamento de várias fontes” e mostra como é que o “Santuário se posicionou sempre a par daquilo que eram as diretrizes das grandes manifestações artísticas de cada tempo, quer nas obras de arte mais antigas, quer naquelas que já marcaram o passo com o século XX”, completa Marco Daniel Duarte.

Para o autor Fátima esteve sempre em “diálogo entre a Mensagem do Evangelho e os artistas” e revela-nos uma ligação “entre os artistas e a Igreja”, desconstruindo a ideia de “separação destas duas realidades”.

“Esta obra vem demonstrar que os melhores artistas de Portugal e fora do país trabalharam neste lugar e produziram em Fátima e obras sobre Fátima. Todos os intervenientes que governaram este lugar, desde a primeira hora, estiveram sempre muito preocupados com a questão da beleza, que leva a fazer obra para estar ao serviço daqueles que aqui peregrinam”, completou.

A obra, resultado da tese de doutoramento que Marco Daniel Duarte defendeu na Universidade de Coimbra, em 2013, conta agora com uma atualização das obras de arte que foram inauguradas no Santuário de Fátima desde 2007 até 2023.

O posfácio é assinado pelo historiador de arte Vítor Serrão, o qual vai apresentar a obra na sessão de lançamento do próximo dia 13 de setembro.

Marco Daniel Duarte é formado e doutorado em História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima. É correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes e académico da Academia Portuguesa da História. É, ainda membro da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Educris|11.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades