Lisboa: Simpósio analisa «História da espiritualidade e da mística em Portugal»

Iniciativa pretende lançar o «I Congresso Internacional de Espiritualidade e Mística. À procura do Não-Limite» que se realiza em 2024

A Universidade Aberta, em Lisboa, acolhe, no próximo dia 9 de setembro, o Simpósio Temático «História da espiritualidade e da mística em Portugal: Uma perspetiva global»

Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEACG) do programa destaque para o painel de abertura, «Espiritualidade e Mística Cristãs: Enquadramento em Perspetiva Espiritualidade» e que conta com a participação de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga; João Paulo Leite de abreu, da Universidade Católica Portuguesa; Eugénia Abrantes e José Eduardo Franco, com moderação a cargo de Bruno Venâncio.

Pelas 11h30 «Espiritualidade e Mística Cristãs na História de Portugal» é o tema em aprofundamento e que conta com o contributo de José Carlos Miranda e João Diogo Loureiro, na análise das «Raízes e fundamentos na transição da Antiguidade para a Idade Média»; Paulo Almeida Fernandes, que aborda as «Doutrinas e práticas nas comunidades moçárabes»; João Inglês Fontes e Filomena Andrade trazem à reflexão os «Aprofundamentos e florescimentos medievais».

Após o almoço, e com moderação do padre Manuel Barbosa, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, Porfírio Pinto traz ao Simpósio o tema «Correntes e expressões na aurora da globalização». Segue-se António Ribeiro, que aprofunda o tema «Entre revoluções e utopias: correntes e contracorrentes no dealbar da Época Contemporânea». «A Multiplicação contemporânea de vias de sentido» é trazida aos participantes por Samuel Dimas.

Após o intervalo é lançada a obra «Erotismo e Metáfora na Mística Portuguesa, Do Renascimento ao Barroco».

Os trabalhos encerram pelas 18h00 com uma intervenção de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O Simpósio temático é acreditado para professores como ação de formação de curta duração.

As inscrições decorrem em formulário online.

Educris|05.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades