JMJ Lisboa 2023: Uma síntese das palavras do Papa Francisco, por Paulo Costa

- O mundo, diante dos problemas comuns, mantém-se dividido ou pelo menos não suficientemente unido, incapaz de enfrentar juntos aquilo que nos põe em crise a todos… No mundo evoluído de hoje, paradoxalmente, tornou-se prioritário defender a vida humana, posta em risco por derivas utilitaristas que a usam e descartam.

- Imagino três estaleiros de construção da esperança onde podemos trabalhar todos unidos: o ambiente, o futuro, a fraternidade… A espiritualidade do recomeço. Não tenhamos medo. A vida é assim: cair e recomeçar, aborrecer-se e redobrar a alegria. Aceitar esta mão que nos dá Jesus.

- Somos chamados a lançar de novo as redes e a abraçar o mundo com a esperança do Evangelho. Não é o momento de parar, não é o momento de desistirNa barca da Igreja deve haver lugar para todos... Não vos esqueçais desta palavra: todos, todos, todos... Todos, cada um com a sua vida às costas, com os seus pecados... Não levantemos alfândegas na Igreja. Todos.

- Não nos alarmemos se nos encontramos intimamente sedentos, inquietos, incompletos, desejosos de sentido e de futuro, com saudade do futuro… Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos dolorosos: estamos a viver uma terceira guerra mundial feita aos pedaços.

- Sede protagonistas de uma nova coreografia que coloque no centro a pessoa humana, sede coreógrafos da dança da vida… Tende a coragem de substituir os medos pelos sonhos... Não sejais administradores de medos, mas empreendedores de sonhos.

-  Permaneço fechado no meu mundo ou abraço o risco de sair das minhas seguranças para me tornar um cristão praticante, um artesão de justiça, um artesão da beleza?... Devemos reconhecer a urgência dramática de cuidar da casa comum. No entanto, isso não pode ser feito sem uma conversão do coração e uma mudança da visão antropológica subjacente à economia e à política.

- Somos chamados como somos, com os problemas que temos, com as limitações que temos, com a nossa alegria transbordante, com a nossa vontade de sermos melhores, com a nossa vontade de vencer… Jesus chamou-me pelo meu nome... Nenhum de nós é um número. Deus ama-nos como somos, não como gostaríamos de ser ou como a sociedade queria que fossemos.

- Na Igreja há espaço para todos. Ninguém é de sobra. Nenhum está a mais.... Assim como somos... Todos, todos, todos… Jesus nunca fecha a porta, nunca. Mas convida-te a entrar: entra e vê! Jesus recebe, Jesus acolhe... O amor de Deus surpreende-nos. Não está programado.

- Não tenhais medo, tende coragem, continuai para diante, sabendo que, por amortizador das dificuldades temos o amor que Deus nos tem… Todos somos frágeis e necessitados, mas o olhar feito de compaixão, próprio do Evangelho, leva-nos a ver as necessidades de quem mais precisa.

- Se queremos ser verdadeiramente felizes, aprendamos a transformar tudo em amor, oferecendo aos outros o nosso trabalho e o nosso tempo, dizendo palavras edificantes e realizando boas ações, mesmo com um sorriso, com um abraço, com a escuta, com o olhar… Não existe amor abstrato. O amor platónico vive em órbita, não está na realidade. Real é o amor concreto, aquele em que se sujam as mãos.

- Quando contemplamos o Crucificado, naquela condição tão dolorosa, tão dura, vemos a beleza do Amor que dá a sua vida por cada um de nós… Amar é arriscado. É preciso correr o risco de amar. É um risco, mas vale a pena corrê-lo; Nisso, acompanha-nos Jesus. Sempre nos acompanha; durante a vida, sempre está junto de nós.

- Temos muitos títulos de Maria, mas, se pensarmos bem, há mais este que também poderíamos dizer: a Virgem que sai correndo, sempre que há um problema; sempre que a invocamos, ela não demora a vir; é solícita... Nossa Senhora solícita... Nossa Senhora apressada… Nossa Senhora que se mostra solícita e nossa Senhora que acompanha. Acompanha sempre. Nunca é protagonista.

- O gesto com que Maria Mãe acolhe é duplo: primeiro acolhe e depois aponta para Jesus. Maria, na sua vida, não faz senão indicar Jesus: Fazei o que Ele vos disser. Segui Jesus… Maria vai porque ama e quem ama voa, corre feliz... A alegria é missionária, a alegria não é para ficar numa pessoa, mas para levar alguma coisa... Eu levo esta alegria aos outros.

- A alegria não está fechada na biblioteca... Não está guardada à chave.... É preciso procurá-la, é preciso descobri-la. É preciso descobri-la no diálogo com os outros, onde devemos dar as raízes da alegria que recebemos.

- Pensai numa pessoa que caia na vida, tenha um fracasso, cometa erros mesmo graves, sérios: achais que a vida acabou? Não. O que é preciso fazer? Levantar-se!.. Quantas vezes, vemos pessoas que nos olham sobranceiras, por cima do ombro, de cima para baixo! É triste. O único modo, a única situação em que é lícito olhar de cima para baixo uma pessoa é para a ajudar a levantar-se.

- O segredo do caminho está um pouco nisto: na constância em caminhar. Na vida, para se conseguir algo, é preciso treinar a caminhar… Na vida, nem sempre se pode fazer o que apetece, mas aquilo que nos leva a realizar a vocação que temos dentro de nós... Cada um tem a sua vocação… É preciso caminhar e, no caso de cair, levantar-se; caminhar com uma meta; treinar-se todos os dias. Na vida, nada é de graça; tudo se paga. Só uma coisa é gratuita: o amor de Jesus.

- Precisamos de um pouco de luz, um lampejo de luz que forneça esperança para enfrentar tantas obscuridades que nos assaltam na vida, tantas derrotas quotidianas, para as enfrentar com a luz da ressurreição de Jesus… Não ficamos luminosos colocando-nos sob os holofotes... Tornamo-nos luminosos, resplandecendo, quando, tendo acolhido Jesus, aprendemos a amar como Ele.

- Escutar Jesus. Todo o segredo está aqui... Pega no Evangelho e lê o que diz Jesus, o que Ele diz ao teu coração. Porque Ele tem palavras de vida eterna para nós, revela que Deus é Pai, Deus é amor. Ele aponta-nos o caminho do amor.

- Sim, precisamente a vós, jovens, é que Jesus diz hoje: Não tenhais medo, não tenhais medo! Ele que vos conhece, conhece o coração de cada um de vós, conhece a vida de cada um de vós, conhece as alegrias, conhece as tristezas, os sucessos e os fracassos, conhece o vosso coração... Ele diz-vos: Não temais, não temais! Coragem, não tenhais medo!

- Deus vê inteiramente o bem que sois; só Ele conhece o que semeou nos vossos corações. Partis daqui com o que Deus semeou no coração, fazei-o crescer, guardai-o com diligência.. mantende vivos, na mente e no coração, os momentos mais encantadores.

- Permiti também que eu, já idoso, partilhe convosco, jovens, um sonho que trago no coração: o sonho da paz, o sonho dos jovens que rezam pela paz, vivem em paz e constroem um futuro de paz… Vós sois um sinal de paz para o mundo, um testemunho de como as diferentes nacionalidades, línguas e histórias podem unir em vez de dividir. Vós sois esperança de um mundo diferente. Obrigado. Avante!

- Quem ama não fica de braços cruzados, quem ama serve, quem ama corre para servir, corre empenhado no serviço aos outrosContinuai a cavalgar as ondas do amor, as ondas da caridade, sede surfistas do amor!... Que o serviço prestado por vós, nesta JMJ seja a primeira de tantas ondas de bem; cada vez sereis levados mais alto, mais perto de Deus, e isto permitir-vos-á ver de uma perspetiva melhor o vosso caminho.

 

Paulo Costa

Educris|03.09.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades