Braga: Universidade Católica acolhe V Congresso Internacional de Pedagogia

Iniciativa realiza-se de 18 a 20 de janeiro de 2024

«Educação e Cultura de Paz: Memória, Verdade e Perdão» é o tema V Congresso Internacional de Pedagogia que a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolhe entre os dias 18 e 20 de janeiro de 2024.

“Este Congresso pretende ser “um espaço de reflexão e partilha de ideias e experiências capazes de contribuírem para um aprofundamento dos caminhos conducentes a uma sociedade mais pacífica e harmoniosa”, afirma a instituição em comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Numa conjuntura “marcada por fortes conflitos militares, sociais, religiosos e políticos, bem como pela crescente onda de migrantes e refugiados”, os organizadores consideram ser fundamental “um pensamento profundo sobre o papel motriz da educação para o entendimento e a boa relação entre pessoas e povos. Esta dimensão implica, pelo menos, os três grandes vetores que constituem as linhas de força deste congresso: (a) memória; (b) verdade e (c) perdão”, reforça a instituição.

Aberto a destinatários académicos e profissionais, investigadores e docentes, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, educadores e estudantes, gestores e diretores escolares e todos os interessados na temática da Educação e Cultura de Paz, a iniciativa desafia os interessados a “apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a temática do congresso, nas áreas referidas”.

“As propostas devem ser submetidas, em regime de anonimato, à avaliação de pelo menos dois membros da Comissão Científica do Congresso, selecionados pela Comissão Organizadora, mediante a apresentação de um resumo”.

De acordo com a nota “os resumos das Comunicações propostas não devem ultrapassar as 500 palavras (excluindo referências) e devem explicitar claramente objetivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados. Não podem mencionar o(s) autor(es), nem a sua instituição ou endereço”.

A iniciativa é do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH), com a parceria da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Revista Brotéria - Cristianismo e Cultura.

Educris|21.08.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades