Ucrânia: D. Américo Aguiar visita país arrasado pela guerra

Mais de 500 dias depois do início da guerra que opõe a Ucrânia às forças de Vladimir Putin, prelado português visita o território devastado pela guerra

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa que a 30 de setembro vai ser criado cardeal da Igreja Católica, estará na Ucrânia.

“Na sequência de um convite feito pelos representantes da Conferência Episcopal ucraniana que, há cerca de duas semanas visitaram a sede da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, deslocar-se-á à Ucrânia para se encontrar com jovens”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS pelo Comité organizador Local da JMJ Lisboa 2023.

A organização portuguesa dá, ainda conta, de que “as datas e locais desta deslocação não serão revelados, por motivos de segurança”.

Conferência Episcopal manifesta “grande regozijo pela nomeação do prelado português como cardeal”

A Conferência Episcopal Portuguesa manifestou ontem “o seu grande regozijo pela nomeação de D. Américo Manuel Alves Aguiar como Cardeal da Igreja Católica”.

“A coordenação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa bem como as qualidades pessoais e pastorais de D. Américo Aguiar estarão certamente em sintonia com esta tão relevante nomeação, que constitui imensa alegria e forte estímulo para toda a Igreja em Portugal”, lê-se na nota publicada no sítio online da CEP.

Os bispos portugueses dizem-se em “comunhão” e em “oração agradecida” com D. Américo Aguiar, e invocam “as bênçãos de Deus para que exerça com generosidade, humildade e dedicação esta missão junto do Santo Padre como Cardeal da Igreja universal”.

Ainda do dia de ontem, e entre muitas declarações acerca da nomeação de D. Américo Aguiar, surge a mensagem de "grande alegria” expressa pelo presidente da CEP, D. José Ornelas.

“Certamente, para a Igreja portuguesa, é uma notícia feliz que nos alegra pelo reconhecimento do trabalho de D. Américo e a sua dedicação à Igreja, mas também para nós todos, como Igreja portuguesa, na nossa união com o Santo Padre, uma vez que os cardeais são os primeiros conselheiros do sucessor de Pedro em Roma, e para a Igreja”, afirma na nota.

Para D. José Ornelas esta nomeação é "também um reconhecimento grato do seu trabalho à frente da Fundação JMJ" e um "um estímulo para todos os jovens em Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude que estão à beira de se realizar e certamente que este reconhecimento para nós todos é muito grato".

"Agradecemos ao Santo Padre e também desejamos ao Senhor D. Américo as maiores felicidades no desempenho desta nova missão que o Santo Padre lhe confia como Cardeal. Um abraço ao D. Américo, parabéns à Igreja portuguesa e coragem para a JMJ nesta reta final da sua realização em que todos nos encontramos empenhados", completa.

Educris|10.07.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades