UCP: Universidade apresenta «Ciclos de estudos» em Ciências Religiosas

Propostas formativas para 2023/24 contemplam modalidade de ensino a distância

A Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) volta a apresentar os dois ciclos de estudos em Ciências Religiosas à distância.

“No próximo ano letivo vamos manter em lecionação a Licenciatura e o Mestrado em Ciências Religiosas na modalidade de ensino a distância”, explica Adélio Fernando Abreu, coordenador dos ciclos de estudos em Ciências Religiosas da FT.

Para o responsável a opção pelo ensino a distância permite “responder a públicos geograficamente dispersos” e com “contextos de vida diversificados”.

“De acordo com esta modalidade de ensino, o aluno tem flexibilidade para adequar o seu ritmo de aprendizagem às diversas exigências e constrangimentos do seu quotidiano, tendo em conta que a comunicação é preponderantemente assíncrona, se bem que em períodos estabelecidos para cada módulo de cada unidade curricular”, desenvolve.

Numa modalidade que “não requer a presença física do aluno na FT, “pode esperar-se uma dedicação idêntica à de um curso presencial”, completa.

Dirigida àqueles que pretendem adquirir uma formação básica, de nível superior, em estudos teológicos a Licenciatura em Ciências Religiosas é adequada a atividades eclesiais e profissionais que valorizam o conhecimento da tradição cristã e do fenómeno religioso.

“Destacam-se aqueles que exercem ou têm intenção de exercer ministérios e serviços eclesiais, os que se dedicam à animação sociorreligiosa de comunidades e grupos, bem como os que procuram formação teológica superior que lhes permita candidatarem-se a mestrados, designadamente ao Mestrado em Ciências Religiosas que profissionaliza para a docência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica”.

O Mestrado em Ciências Religiosas destina-se “precisamente àqueles que pretendem adquirir a referida habilitação profissional para o ensino de Educação Moral e Religiosa Católica no ensino básico e secundário”.

Na página web da FT é possível conhecer todo o plano de estudos, datas de matrículas, e outras modalidades de formação.

Educris|27.06.2023

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades