Liberdade religiosa ainda é «miragem» para maioria, afirma relatório da FAIS

Documento internacional vai ser hoje apresentado na Assembleia da República e denuncia atentados às liberdade religiosa para 62% da população mundial

“Um em cada três país do mundo não tem liberdade religiosa básica”. A constatação consta do Relatório que a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, apresenta hoje em Lisboa e em outras 10 capitais do mundo.

Mais perseguição, mais ameaças aos crentes, mais impunidade. O Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, que hoje vai ser apresentado oficialmente na Assembleia da República, em Lisboa, faz um retrato preocupante deste direito humano fundamental.

“Os números não permitem segundas leituras: a liberdade religiosa é fortemente restringida em 61 dos 196 países do mundo. Isto significa uma ameaça direta para 4,9 mil milhões de pessoas”, lamenta o relatório.

O mais recente Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS abrange os anos de 2021 e 2022 e indica que dos 61 países onde a discriminação e a perseguição são claramente visíveis, consegue perceber-se que em 49 deles, é o próprio governo que persegue ou mesmo assassina os seus cidadãos por motivos religiosos. E isto acontece sem praticamente qualquer reação da comunidade internacional.

Em Lisboa a sessão de apresentação conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e presença de Augusto Santos Silva, o presidente da Assembleia da República de Portugal, o testemunho do padre espiritano Bernard Adukwu, oriundo da Diocese de Idah, na Nigéria, e a participação do presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa, Vera Jardim, e do ‘publisher’ da Rádio Observador, José Manuel Fernandes, que fará a análise às principais conclusões do documento.

A sessão terá transmissão em direto pelas redes sociais da Fundação AIS.

Educris|22.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades