Aveiro: «Ensaios de Liberdade» apresentado no Centro Universitário Fé e Cultura

Obra analisa “modo como se entende a liberdade” e apresenta “terapêuticas” de intervenção

O Centro Universitário Fé e Cultura, em Aveiro, acolhe amanhã dia 23 de junho pelas 21h30, a apresentação da obra «Ensaios de liberdade», da autoria de Luís Manuel Pereira da Silva.

“Esta obra reúne dezoito ensaios que refletem o pensamento do autor acerca da ‘liberdade’ repercutindo a sua análise, ao longo dos últimos quinze anos, sobre o impacto que o conceito de liberdade tem na própria vivência desta”, lê-se no comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) Luís Manuel Pereira da Silva explica que “o modo como pensamos a liberdade se reflete no modo como a vivemos” e é hoje fundamental “denunciar conceções incompletas de liberdade” para se formular “um conceito que supera os limites diagnosticados”.

“É uma obra de diagnóstico, mas também de terapêutica para uma sociedade que, nascida da convicção da centralidade da liberdade, parece não saber conviver com ela, por viver de um fantasma e não da própria realidade que ela é: situação quase doentia esta em que nos dizemos ‘livres’, mas em que parecemos sufocar e ansiar por uma realidade de que, afinal, nos dizemos portadores”, desenvolve.

João César das Neves professor Catedrático de Economia da Universidade Católica Portuguesa e autor do prefácio, Carlos Sousa e Silva, professor jubilado e autor do posfácio e António Jorge Ferreira, editor da Tempo Novo Editora, fazem a apresentação da obra que conta com momento musical de homenagem póstuma ao maestro António Mário Pinto da Costa.

Luís Silva já é autor de obras como ‘Teologia, ciência e verdade’ (2004) e de ‘Bem-nascido… Mal-nascido…’ (2019).

Licenciado em Teologia (UCP), Mestre em Bioética (UCP), Professor de EMRC, Luís Sila preside à comissão diocesana da cultura de Aveiro.

Educris|22.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades