Liberdade Religiosa: Relatório anual apresentado na Assembleia da República

Palácio de São Bento, em Lisboa, acolhe iniciativa da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

O Relatório Internacional sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, elaborado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), vai ser lançado a nível mundial amanhã, dia 22 de junho, em simultâneo em 10 países e em três continentes.

Em Portugal a sessão de apresentação do documento, que apresenta o estado da Liberdade Religiosa no Mundo, vai contar com a presença do ministro dos Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República de Portugal.

“Este relatório expõe a realidade por vezes dramática do que significa a violação da liberdade religiosa nos respetivos países”, explica a fundação AIS em comunicado.

Em Lisboa a Assembleia da República vai abrir as suas portas para escutar o testemunho do padre espiritano Bernard Adukwu, oriundo da diocese de Idah, na Nigéria, do presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa, Vera Jardim, e do ‘publisher’ da Rádio Observador, José Manuel Fernandes, que fará a análise às principais conclusões do documento.

Na sua décima sexta edição, o relatório é produzido de 2 em 2 anos, em vários idiomas, a nível internacional por uma equipa pluridisciplinar e coordenado pela fundação pontifícia.

“Este é o único estudo a nível internacional realizado por uma instituição católica que regista as violações ao nível dos direitos humanos, nomeadamente o direito fundamental da liberdade religiosa em todo o mundo, examinando a situação de todas as religiões numa análise a 196 países”, reforça a organização.

Na sessão marca, naturalmente presença, Catarina Martins de Bettencourt, diretora do secretariado português da Fundação AIS, e terá início pelas 19 horas, com a exibição de um vídeo produzido pela Ajuda à Igreja que Sofre AIS com as principais conclusões do Relatório.

A sessão terá transmissão em direto pelas redes sociais da Fundação AIS.

Educris|21.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades