Fátima: «Curso de Verão» aprofunda tema da Peregrinação

8ª edição decorre no Santuário de Fátima de 5 a 7 de julho

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolhe nova edição do «Curso de Verão» promovido pelo Santuário de Fátima. Neste ano a iniciativa reflete sobre o tema «A peregrinação a Fátima»

“Através do contributo de investigadores de diferentes academias, serão analisados, a génese do atual conceito de peregrinar; os gestos típicos da peregrinação a Fátima; os peregrinos da Cova da Iria, sejam anónimos ou mais ilustres; e as fronteiras entre peregrinação e turismo religioso”, lê-se na sinopse do encontro, e que hoje foi enviada ao EDUCRIS.

Destinado a “investigadores e estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais, formadores, catequistas e professores e alunos do ensino básico e secundário”, a formação quer aprofundar “a temática da peregrinação no contexto católico, com especial enfoque para a realidade fatimita”, lê-se.

Com visita marcada aos espaços da vivência da peregrinação dentro do Santuário de Fátima como o Recinto de Oração, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Colunata, a Capelinha das Aparições, o Lava-pés, a Basílica da Santíssima Trindade, a Capela do Santíssimo Sacramento e a Capela da Reconciliação, os participantes escutam, no primeiro dia D. José Ornelas, bispos de Leiria-Fátima, analisar o tema «A Peregrinação na Bíblia».

Para além do presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa (CEP) a iniciativa conta com os contributos de nomes como Agripina Vieira, Joaquim Franco; Lisete Mónico, Marco Daniel Duarte, Maria Calado, Maria da Graça Poças Santos, Maria Isabel Roque, Maria José Azevedo Santos e Sónia Vazão.

Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima coordena a edição deste «Curso de Verão».

Educris|16.05.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades