UCP: Dia Nacional assinalado com mensagem sobre a «Fraternidade Universal»

Universidade Católica Portuguesa assinala 55 anos de funcionamento

«O Conhecimento ao Serviço da Fraternidade Social» é o tema do ‘Dia Nacional da Universidade Católica’ que se assinala no próximo dia 2 de fevereiro, em Lisboa.

Na sessão académica, presidida pelo magno chanceler da instituição, cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel, e que se realiza no auditório cardeal Medeiros, em Lisboa, a partir das 16h00, será atribuído o grau de doutor ‘Honoris Causa’ a José Manuel Durão Barroso e Barbie Zelizer.

José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia,  é atualmente presidente dos Conselheiros Internacionais e presidente do Conselho da Gavi, The Vaccine Alliance. Já Barbie Zelizer é diretora do Departamento para os Media em Risco na Escola de Comunicação Annenberg da Universidade da Pensilvânia e professora titular da cátedra Raymond Williams de Comunicação. Na UCP coorganiza a Lisbon Winter School for the Study of Communication e é membro do conselho consultivo do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), da Faculdade de Ciências Humanas.

Para além dos dois distinguidos da tarde haverá, ainda, lugar para a imposição das insígnias e a entrega das cartas doutorais aos que obtiveram o grau de doutor em 2022.

Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP, considera que a universidade a que preside se tem distinguido, ao longo dos últimos 55 anos, por uma “abordagem da realidade social, científica e cultural ancorada nos valores herdados da tradição intelectual do humanismo cristão”.

Na mensagem para o ‘Dia Nacional da UCP’, a responsável considera que o conhecimento produzido nas universidades “tornou as instituições essenciais para a capacitação das sociedades”, e um espaço comum onde “se analisam, discutem e preparam as respostas às grandes questões com que a Humanidade se confronta”.

O conhecimento produzido na universidade católica assume deste modo o compromisso para com a afirmação da fraternidade social orientada para o reforço de

O “Norteadas pelo propósito ético de ‘partir e fazer o bem’, reconhecendo a intimidade fraternal com as necessidades globais de uma Humanidade confrontada com a fome, a exclusão, a guerra”, desenvolve.

“Enquanto universidade católica, a sua proposta de valor distingue-se por uma abordagem da realidade social, científica e cultural ancorada nos valores herdados da tradição intelectual do humanismo cristão”, desenvolve.

Para a responsável o “conhecimento produzido na UCP”, assume deste modo o compromisso para com a afirmação da fraternidade social orientada para o reforço de uma comunidade de pertença global, baseada na cultura do cuidado sem descurar a atenção às comunidades de proximidade”, completa.

Educris|31.01.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades