Vaticano: Francisco lembra «grandes desafios» e exorta jovens «a reagir»

Mensagem do Papa ao Encontro Europeu de Jovens, que amanhã se inicia em Rostock, na Alemanha, lembra o “desafio da guerra na Europa” e desafia-os a eliminar “qualquer forma de injustiça

O Papa Francisco desafiou hoje os jovens a “optar pela confiança em Deus, sem desesperar da humanidade”.

“É através da oração, da interioridade, da relação pessoal com o Senhor que a esperança se mantém viva e a confiança n’Ele se renova constantemente”, afirmou o Papa na mensagem divulgada hoje pela Comunidade Ecuménica de Taizé.

Aos cerca de 5 mil participantes de mais uma ‘Etapa de Confiança sobre a Terra’, Francisco exortou à “prática da solidariedade humana, fortalecida pela presença do Senhor” de modo que cada um sinta “o quanto Deus pode agir através de ti para mudar o mundo”, lê-se no texto assinado por D. Edgar Peña Parra, substituto para os Assuntos Gerais na Secretaria de Estado da Santa Sé.

Mostrando-se “feliz pela possibilidade do encontro presencial após os anos de pandemia”, o Papa expressou “a sua proximidade espiritual e o seu afeto” e considerou que o encontro de final de ano é “um belo sinal de esperança” num tempo de “grandes desafios”.

“Como sabeis o nosso mundo enfrenta ainda outros grandes desafios, especialmente a tragédia do reaparecimento da guerra na Europa. Sem dúvida que estais preocupados e escandalizados com isto e deveis procurar maneiras de reagir; o que fazer juntos para ajudar a construir a paz e uma maior fraternidade humana”, desenvolve.

Aos mais novos Francisco desafia à prática da “solidariedade humana” assente no tema proposto pelos irmãos de Taizé para 2023 «Vida Interior e Solidariedade».

“Escolhestes também interrogar-vos sobre a criatividade à qual Deus vos chama neste momento da história, em que muitos jovens vivem com ansiedade e às vezes com medo. Jesus não promete uma vida fácil, mas a sua paz. Acolhendo este Espírito, podereis dizer ‘não’ à injustiça em todas as suas formas, deixando amadurecer em vós o ‘sim’ que vos permitirá buscar juntos as respostas aos desafios do nosso tempo”, completa.

O encontro europeu de Jovens, realizado como parte integrante da ‘Peregrinação da Confiança sobre a Terra’, acontece há mais de 40 anos. Lisboa acolheu o encontro em 2004 e o Porto o ‘Encontro Ibérico’, em 2010.

A comunidade de Taizé fica situada na região da Borgonha, no sudeste de França e reúne centenas de religiosos procedentes dos vários ramos do Cristianismo. Foi fundada a 20 de agosto de 1940, por Roger Schutz, pastor protestante suíço, e acolheu perseguidos políticos, judeus e mais tarde prisioneiros alemães.

Imagem: Taize.fr

Educris|27.12.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades